De vez em quando publicamos aqui no Hardware notícias sobre smartphones que pegaram fogo ou até mesmo explodiram. Na maioria das vezes os donos dos aparelhos ficam apenas com ferimentos leves. Mas, em algumas ocasiões, o incidente acaba levando o usuário à óbito. Foi o que aconteceu, infelizmente, com uma mulher no Maranhão.
Leia também
iPhone 8 Plus explode e compromete visão de homem no Ceará
Celular explode e queima rosto e braço esquerdo de um homem no Canadá
Fernanda Alves de Souza, de apenas 32 anos, foi encontrada carbonizada em sua casa na última segunda-feira (29). O caso aconteceu na cidade de Santa Rita, interior do Maranhão. A Polícia Civil disse que encontrou o corpo da moça na cama e perto de alguns objetos, igualmente carbonizados. Dentre eles estavam o celular e o carregador da vítima.
A marca do aparelho não foi divulgada. Embora o laudo com a causa exata da morte ainda não tenha sido liberado, a polícia trabalha com a hipótese de que a vítima foi dormir enquanto carregava o celular. Assim como muitas pessoas, Fernanda talvez tenha ficado mexendo no celular até tomar uma descarga elétrica que provocou a combustão do celular e culminou na carbonização de seu corpo e dos objetos próximos.
Infelizmente, este não é um caso isolado
Os aparelhos celulares são aparelhos bem seguros. No entanto, eles não são imunes a falhas. Já noticiamos várias vezes aqui no site sobre casos de smartphones que pegaram fogo ou explodiram, alguns até com vítimas fatais.
Foi o caso de uma criança na Índia que em 2023 morreu após o seu celular, um Xiaomi Redmi Note 5 Pro ter pegado fogo. Em 2022 um caso semelhante aconteceu com uma criança de 6 anos enquanto assistia a vídeos no celular. No final do ano passado um homem sofreu queimaduras na coxa após o seu celular, que estava guardado no bolso, entrou em combustão. E há casos até de celulares que explodiram dentro de assistências técnicas, sem nenhum motivo aparente.
Ou seja, não é um caso isolado. Portanto, todo cuidado é pouco. Aqui vão algumas dicas para garantir um uso ainda mais seguro do seu smartphone:
- Utilize sempre carregadores e cabos originais;
- Se for levar o celular para conserto, dê preferência para assistências autorizadas ou de sua confiança;
- Não deixe o celular carregando na cama ou em cima de travesseiros;
- Não use o celular enquanto ele está carregando.
Fonte: O Liberal
Deixe seu comentário