Seja pelo bem ou pelo mal, Cyberpunk 2077 segue no hype. E, seguindo a tradição que o cibercrime tem em desenvolver novas ameaças em cima de temas de grande repercussão, o jogo da CD Projekt Red já está sendo utilizado para enganar pessoas mundo afora. Caiu na web um app falso que tenta se passar por uma versão mobile de Cyberpunk 2077. Versão inexistente do game, já que, oficialmente, está disponível apenas para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Stadia.
Os responsáveis pela proliferação da ameaça até recriaram uma página com layout similar ao da Play Store, loja oficial de apps para Android, a fim de legitimar o golpe. A página do app também utiliza outra tática para tentar passar mais credibilidade ao golpe, o uso de avaliações de supostos usuários que teriam baixado o “jogo” e deixado a sua avaliação do mesmo na página. As avaliações de outros usuários é um recurso que funciona muito bem para tentar convencer mais pessoas sobre o uso de um determinado aplicativo.
O app repassado como um jogo é na verdade um ransomware. Assim que você baixa e instala o app os dados do seu dispositivo são criptografados e você deve enviar cerca de US$ 500 em bitcoins para obter a chave que irá desencriptar os arquivos. O caso chegou a conhecimento público através dae Tatyana Shishkova , analista da Kaspersky que compartilhou o aviso no Twitter.
Felizmente, esse ataque foi construído sob um ransomware que já é de conhecimento das soluções de desencriptação. O ransomware utiliza a mesma variante do BlackKindom, lançado no início de 2020. Portanto, basta utilizar algum software de desencriptação de ransomware para recuperar os arquivos. Não é preciso pagar o tal resgate.
Você também deve ler!
OPINIÃO: Cyberpunk 2077 foi do hype absoluto para um vexame histórico
Este é o PC Cyberpunk 2077 equipado com uma RTX 3090
No início de dezembro, em meio a comoção pelo lançamento de Cyberpunk 2077, a Kaspersky alertou sobre sobre como cibercriminosos estavam empenhados no desenvolvimento de ameaças com o tema do game. A empresa russa de segurança identificou mais de três mil ameaças antes mesmo do lançamento do game. Até youtubers brasileiros de renome, o canal Ei Nerd, administrado por Peter Jordan, e o canal do Zangado, foram hackeados devido a um golpe em que Cyberpunk 2077 também era a isca.