Além do próprio esforço da imprensa em brigar contra essa onda da fake news, nomes importantes como o Mark Zuckerberg também estão nessa batalha, já que o principal meio para disseminação dessas notícias são as redes sociais. O Facebook que a cada dia abraça mais a inteligência artificial, utilizará esse artifício para a identificação se um notícia postada é falsa.
A onda de críticas em cima do Facebook por esse aspecto de ser uma plataforma utilizada para a propagação de notícias falsas ganhou mais peso após Donald Trump vencer a corrida presidencial. O compartilhamento desses posts teria influenciado alguns eleitores desinformados
O Facebook diz que esse combate a desinformação é amparado em três áreas-chave:
Acabar com os incentivos econômicos, já que a maioria das notícias falsas é disseminada por motivação financeira
Desenvolver novos produtos para reduzir a propagação de notícias falsas, aumentar a diversidade de informações e facilitar o processo de denúncias de notícias falsas
Ajudar as pessoas a tomar decisões conscientes quando se deparam com notícias falsas
O novo progresso do Facebook nessa luta em através de um algoritmo que mostra ao usuário um alerta quando a fonte é suspeita, e permite que informações sejam enviadas para análise
Essa nova iniciativa faz parte de melhorias no feed anunciadas pelo Facebook em abril. A rede social passou a exibir conteúdo relacionado antes mesmo de o usuário clicar em um link, isso garante múltiplas fontes de informação.
Fonte(s): Facebook