Facebook e Instagram vai mostrar alerta de crianças desaparecidas por perto

Facebook e Instagram vai mostrar alerta de crianças desaparecidas por perto

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou que trabalhará em parceira com a Meta para facilitar a identificação de crianças desaparecidas aqui no Brasil. Usando um recurso chamado Amber Alerts, os alertas dessas crianças aparecerão no feed de notícias para os usuários tanto no Facebook quanto no Instagram.

A ferramenta já está presente em diversos países e traz informações importantes como descrição e roupas com que as crianças foram vistas pela última vez, ajudando os usuários comuns a ajudarem nas buscas e identificação dessas crianças.

Facebook e Instagram ajudam a encontrar crianças desaparecidas

Facebook e Instagram

A parceria entre o Ministério da Justiça e a Meta traz para o Brasil a ferramenta Amber Alerts, que vai passar a mostrar no feed de notícias dos usuários do Facebook e Instagram alguns alertas sobre crianças que desapareceram perto de onde o usuário está localizado.

Essa ferramenta não é nova para a Meta e já está presente em mais de 30 países, mas só agora chega por aqui. Inicialmente ela vai começar a valer apenas no Ceará, no Distrito Federal e em Minas Gerais, mas o plano é que essa disponibilidade seja expandida para outros estados e todo o país com o tempo.

Os casos de desaparecimento precisarão se enquadrar nos critérios selecionados para aparecer nas redes sociais como, por exemplo, de pessoas que tenham menos de 18 anos e que as autoridades acreditam que seu desaparecimento tenha acontecido de forma suspeita ou que existem risco de lesão corporal ou até mesmo morte.

Geralmente o alerta é ativado no sistema pouco tempo depois que a criança foi vista pela última vez, em questão de horas ou até mesmo minutos. Por isso, os alertas serão gerenciados para aparecer apenas no feed das redes sociais de pessoas que estão localizadas em um raio de 160 km de onde isso aconteceu.

A ideia é que as pessoas ajudam com mais informações, caso tenham visto a criança ou até mesmo vejam depois do alerta. Elas também poderão compartilhar os alertas com amigos e conhecidos para disseminar ainda mais informações e estimular com que a comunidade também ajude.

Isso pode ser um passo importante nessa luta, já que, de acordo com o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), do Conselho Nacional do Ministério Público, mais de um terço de pessoas desaparecidas no Brasil atualmente são crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade. O número atual é de 93,8 mil desaparecidos registrados.

Flávio Dino, atual ministro da justiça, falou um pouco sobre a iniciativa e sobre a importância que ela poderá ter para garantir mais rapidez no fluxo de informações, o que pode ajudar a encontrar as vítimas.

“O objetivo é propiciar que muito rapidamente, nas proximidades de onde houve o desaparecimento da criança ou adolescente, haja a circulação quase em tempo real já que as delegacias vão reportar ao Laboratório de Operações Cibernéticas que vai fazer a postagem”

Ele esteve em Brasília para participar do lançamento da ferramenta, ao lado do Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e da diretora global de Responsabilidade e Segurança da Meta, Emily Vacher.

O que é o Amber Alerts?

Facebook e Instagram

O Amber Alerts foi criado inicialmente nos Estados Unidos e teve esse nome em homenagem a Amber Hagerman, uma menina que foi sequestrada e encontrada morte em 1996 no país americano.

Desde que a ferramenta passou a ser incorporada no Facebook, em 2015, ela já ajudou a encontrar diversas pessoas nos Estados Unidos e no Canadá, solucionando esses casos. Em um deles, que aconteceu em janeiro de 2018, foi o caso de uma criança de apenas 5 meses que foi sequestrada em Missouri. O Amber Alert dessa criança foi lançado no Facebook e teve 46 mil compartilhamentos, sendo visto 2 milhões de vezes.

Uma dessas pessoas que recebeu o alerta na rede social viu o carro do sequestrador e chamou as autoridades policiais, que encontraram a criança. Tudo isso aconteceu menos de 1 hora depois que o sistema de alerta foi ativado, em apenas 46 minutos.

Emily Vacher explica o quanto isso pode ser importante aqui no Brasil também.

“Estamos orgulhosos da parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para oferecer os Amber Alerts para ajudar crianças e famílias brasileiras. Quando uma criança desaparece, a coisa mais valiosa que podemos fazer é divulgar informações para o público o mais rápido possível. Levando as informações certas às pessoas certas, no momento certo, por meio dos Alertas Amber no Facebook e no Instagram, esperamos que  as crianças desaparecidas sejam localizadas mais rapidamente e retornem a suas famílias“.

Com a chegada do sistema por aqui, ele funcionará da seguinte forma: quando as autoridades identificarem desaparecimentos de pessoas que atendam aos critérios selecionados, eles vão informar o caso para o Ministério da Justiça, que por sua vez vai enviar o alerta para a Meta. Assim, a Meta vai ativar rapidamente esse alerta no Facebook ou no Instagram das pessoas que estão perto de onde aconteceu o desaparecimento ou onde a criança foi vista pela última vez.

Esses avisos poderão ficar ativos por 24 horas ou até que as autoridades cancelem, caso a criança seja encontrada antes desse período.

Fonte: Meta

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X