A Honor, companhia de tecnologia originária da China, anunciou durante a MWC 2024 planos de lançar seus smartphones no mercado brasileiro. A estratégia para conquistar espaço no país — que já tem um mercado bem competitivo — inclui o envio de equipes para análises de mercado e estabelecimento de contatos com principais redes de distribuição.
Durante um encontro com a imprensa na última segunda-feira, 26 de fevereiro, George Zhao, presidente da Honor, revelou a intenção de até mesmo iniciar a fabricação dos dispositivos localmente. Quando indagado sobre datas para esse movimento, o executivo não estipulou nenhuma data específica para colocar em prática esses planos.
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Crescimento exponencial em todos os mercados
A Honor, inicialmente uma extensão da Huawei, tornou-se independente em novembro de 2020. Desde então, vem se destacando por seu foco no consumidor final. A fabricante promete incorporar soluções de grandes provedores de serviços em nuvem, incluindo Google, Meta e Microsoft.
Essa estratégia tem rendido um crescimento expressivo à empresa, que, segundo a consultoria Counterpoint Research, viu seus números aumentarem significativamente nas Américas, Oriente Médio, África e Europa no último trimestre de 2023, apesar de ainda estar atrás de gigantes do setor como Apple e Samsung.
Só para você ter uma ideia, na América Latina a Honor experimentou um crescimento de 700% em sua base de usuários. No Oriente Médio e na África o crescimento foi de 500%. E na Europa a Honor também viu um crescimento expressivo de 400%, chegando a competir de igual para igual com a sul-coreana Samsung. Ao olhar esses números, tenha em mente, porém, que o número absoluto de usuários da Honor ainda é pequeno em comparação com as gigantes do setor.
Entrar no Brasil exige cautela
Com operações em várias nações latino-americanas, como México, Chile, Colômbia, Peru e Panamá, a Honor planeja adotar uma abordagem cautelosa ao entrar no mercado brasileiro, seguindo a mesma política para futuras expansões, a exemplo da Turquia.
George Zhao expressou confiança na capacidade da empresa de competir com líderes de mercado, como a Samsung, enfatizando a importância de uma preparação minuciosa antes de se aventurar em novos mercados.
E sempre é bom lembrar que o Brasil não é para amadores. Portanto, toda cautela é pouca. Por aqui o mercado está bem polarizado, com Apple e Samsung adquirindo as maiores fatias de mercado. Correndo por fora estão marcas consolidadas, como Motorola, Xiaomi e mais recentemente a Realme. De fato, competir em um mercado como esse exige cautela e sabedoria.
Na feira MWC em Barcelona, Espanha, a Honor destacou-se com o lançamento de dois novos smartphones. O primeiro foi o Magic Honor 6 Pro, que segue a linha tradicional de smartphones e impressiona pelo seu inovador design de câmera. O outro dispositivo é o Honor Magic V2 RSR Porsche Edition, feito em parceria com a Porsche. Trata-se de um celular dobrável que remete ao Galaxy Fold.
Mas e você? O que acharia da entrada da Honor no Brasil?
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