Em breve você poderá extrair textos de fotos salvas no celular direto do Windows

Em breve você poderá extrair textos de fotos salvas no celular direto do Windows

O recurso Vincular ao Celular (antes conhecido como Phone Link) é uma ferramenta bem útil oferecida nos sistemas Windows 11 e Windows 10. Ele proporciona a conveniência de manter mensagens, notificações, fotos e muitos outros dados do seu smartphone sincronizados com o computador pessoal.

O que já é extremamente útil está prestes a se tornar ainda mais, pois anunciaram que o recurso será expandido para incluir a habilidade de extrair textos diretamente de imagens capturadas com um dispositivo Android.

Leia também
Tutorial: Como descobrir a senha do Wi-Fi no Windows 10 e 11
Windows agora compacta arquivos nativamente em 7z

O que é o Vincular ao Celular

Utilizza Collegamento al telefono per sincronizzare il tuo dispositivo  Android o iPhone al tuo computer Windows | Microsoft

Embora o Vincular ao Celular não seja exatamente um nome popular entre a maioria dos usuários, este recurso já foi introduzido há algum tempo no ecossistema da Microsoft. Originalmente conhecido como app Your Phone (Seu Telefone), foi lançado em 2018 e criou a ponte inicial para essa integração tão necessária entre dispositivos Windows e Android, sem qualquer custo adicional.

O Vincular ao Celular é otimizado para o Windows 11 mas ainda mantém total compatibilidade e funcionalidade no Windows 10. Independente da versão, a ideia é a mesma: possibilitar que usuários manipulem conversas, realizem ou recebam chamadas, verifiquem suas notificações e visualizem as fotos armazenadas no Android e até mesmo usem os aplicativos instalados, tudo isso confortavelmente através da tela do PC.

Quanto aos usuários de iPhone, existe sim uma alternativa do Phone Link disponível. No entanto, essa variante é limitada a uma funcionalidade básica de sincronização via Bluetooth. Por outro lado, a versão para Android apresenta maior versatilidade, utilizando Wi-Fi, Bluetooth e até mesmo dados móveis para realizar a sincronização desejada.

OCR nativo no Windows 11

Screenshot of the Microsoft Phone Link app, displaying a photo of a page from Harry Frankfurt’s “On Bullshit,” with most of the words selected in a purple highlight.

A iminente atualização do Vincular ao Celular promete trazer avanços expressivos, principalmente quanto ao modo como as fotos são integradas com dispositivos Android. Uma das novidades mais esperadas é a tecnologia de reconhecimento e cópia de texto inserida em imagens, o que abre portas para uma variedade de usos práticos e cotidianos.

Imagine, por exemplo, o benefício de poder capturar a foto da descrição de uma obra enquanto visita um museu e, com facilidade, transferir esse texto para um documento no computador para análise e estudo posteriores. Ou, então, tirar a foto de uma página de um livro e poder copiar trechos da página e colar em um editor de texto.

A data de lançamento da nova função do Vincular ao Celular ainda não foi divulgado. Mas segundo informações do Verge, membros ativos nos canais Dev e Beta do programa Windows Insider já estão tendo a oportunidade de experimentar a nova funcionalidade. Esta fase de testes sugere que uma disponibilidade mais ampla pode estar mais próxima do que se imagina.

Os testes em andamento referem-se, especificamente, à versão do Vincular ao Celular compatível com o Windows 11. Ainda não foi divulgado se o recurso de leitura de texto chegará também aos usuários que permanecem no Windows 10.

Como usar o Vincular ao Celular

Como vincular o seu Android ao Windows e realizar ligações pelo PC?

Se você ficou curioso para usar o Vincular ao Celular, basta visitar a Microsoft Store e proceder com o download. É importante ressaltar que, para esta versão disponível atualmente, a capacidade de leitura de texto em imagens ainda não foi implementada.

Como um detalhe adicional e igualmente empolgante, outras ferramentas do Windows 11 também serão beneficiadas com habilidades similares de reconhecimento de conteúdo. Um exemplo é a ferramenta de captura de tela que, em breve, deverá ser capaz de identificar e interpretar QR Codes.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X