De acordo com o site Within Windows, o Windows 8 poderá usar a interface Ribbon em mais programas do sistema, destacando o Windows Explorer.
Essa interface surgiu com o Office 2007, mudando radicalmente a barra de menus e botões de ferramentas. Ela é formada por várias abas, que podem mudar de acordo com as ações realizadas no momento. Como divulgado antigamente, essa interface seria aplicada em outros produtos da MS, como o Windows 7. De fato o Windows 7 foi lançado e, para a surpresa de muitos, o Paint e WordPad estavam de cara nova.
Para quem está acostumado com a barra de menus, botões clássicos e tudo mais, pode ser difícil mudar. Mas ao longo do tempo a interface Ribbon não parece ser tão ruim assim, muito pelo contrário – tirando o fato de ser proprietária, do jeito que a MS gosta: programas de terceiros podem se basear nessa interface mas devem respeitar algumas regras.
Vários outros programas da MS foram adotando o mesmo modelo, caso dos programas do Windows Live, como o Movie Maker (antigamente era embutido no Windows, depois passou a ser fornecido separado, sendo atualizado com mais frequencia).
Os screenshots obtidos pelo Within Windows mostram botões da interface Ribbon no Windows Explorer, o que mudaria radicalmente a forma de lidar com as pastas no sistema:
As abas e botões podem variar de acordo com a ação, como ao ver imagens ou discos.
Esse grupo de botões não elimina totalmente o menu, ele é modificado e fica num botão no canto superior esquerdo. Quem usa o Office 2007 ou 2010, ou os programas citados no Windows 7, já está bem acostumado:
Aliás provavelmente foi isso aí que inspirou os desenvolvedores da Opera e da Mozilla. O menu do Opera continuou simples, mas o do Firefox 4 no Windows lembra bem esse conceito de interface (embora ao teclar Alt, o menu clássico apareça).
No Windows 7 as telas do Explorer não têm a barra de menus visível por padrão (aparecem com Alt) e a interface já é diferente das versões anteriores, com botões que aparecem ou somem dependendo das ações. Parecia ser um caminho de entrada para o Ribbon.
Nas compilações atuais de teste do Windows 8 o sistema não é totalmente funcional, servindo mais como placeholder – um espaço reservado no design de uma aplicação para receber funcionalidade em breve, de forma que os desenvolvedores possam aproveitar o visual como se já estivesse tudo pronto. Resta ver isso se confirmar nas versões utilizáveis, que não devem demorar para aparecer nos sites de torrent daqui algumas semanas ou poucos meses.
Deixe seu comentário