Ex-chefe da divisão AMD Radeon acusa NVIDIA de criar um “cartel de GPU”

Ex-chefe da divisão AMD Radeon acusa NVIDIA de criar um “cartel de GPU”

Scott Herkelman, ex-chefe da divisão da AMD Radeon teceu críticas à forma como a NVIDIA utiliza sua posição de relevância no segmento de chips gráficos para criar uma espécie de cartel nesse segmento, controlando à sua maneira.

Esse ponto abordado por Herkelman partiu de uma matéria publicada pelo Wall Street Journal (WST) que afirma que a NVIDIA pode atrasar o envio de GPUs para data centers se os clientes começarem a acenar por outras opções, buscando chips de outras empresas.

Johnathan Ross, cofundador e CEO da QroQ, desenvolvedora de chips de IA que promete rivalizar com a NVIDIA neste mercado, foi entrevistado pelo WST e o executivo afirmou que os clientes estão receosos em buscar hardwares alternativos para seus sistemas de IA, temendo que a NVIDIA possa seguir com alguma retaliação, atrasando o envio de produtos que já foram encomendados.

Na maioria das vezes, os clientes pagam antecipadamente e chegam a passar um ano inteiro aguardando a entrega de novos equipamentos. Mesmo com todos os atrasos, eles seguem trabalhando com a NVIDIA, demorando para considerar alternativas, afirma Ross.

Em meio a isso, o ex-chefe da divisão AMD Radeon, publicou em sua conta no X (ex-Twitter), que esse tipo de coisa acontece mais do que as pessoas pensam. A NVIDIA faz isso com clientes do setor de data centers, OEMs, parceiros para o lançamento de placas com suas GPUs, (AIB), imprensa e revendedores. “Eles simplesmente não enviam após o cliente fazer o pedido. Eles são o cartel de GPU e controlam todo o fornecimento”,
completou Herkelman.

 

Especificamente sobre o mercado de chips para IA, devido à sua participação altamente representativa – responsável por 80% do fornecimento de chips para esse mercado -, à medida que a IA segue avançando, a NVIDIA também registra saltos impressionantes. Recentemente, a companhia adentrou no seleto hall das corporações com valor de mercado na casa dos US$ 2 trilhões.

Paralelo a isso, há um movimento de grandes corporações para reduzir a dependência de chips da NVIDIA. A OpenAI já declarou que deseja os seus próprios chips para IA, reduzindo a dependência da empresa gerida por Jensen Huang.

A Microsoft é outra grande corporação que já se movimenta para ir podando a necessidade de usar produtos da NVIDIA. 

O CEO da NVIDIA diz que tenta ser justo na alocação de GPUs às empresas e evitará vender para empresas que não usarão imediatamente os aceleradores.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X