‘Eu adoraria me livrar totalmente dos exclusivos nos consoles’, afirma CEO da Microsoft em provocação à Sony

‘Eu adoraria me livrar totalmente dos exclusivos nos consoles’, afirma CEO da Microsoft em provocação à Sony

Os jogos exclusivos de console acabam se tornando uma parte importante da escolha de muitos jogadores por adquirir um aparelho e até mesmo qual modelo vai escolher. Os principais nomes da indústria nesse segmento, como Nintendo, Sony e Microsoft, procuram atrair consumidores com jogos que são únicos de cada uma das suas plataformas.

Porém, se dependesse do CEO da Microsoft, isso acabaria. Satya Nadella revelou que se fosse pela sua vontade, não existiriam jogos exclusivos, e culpa a Sony por tornar esse mercado competitivo a esse nível.

Leia também:

Advogados da Microsoft dizem que o Sony Project Q é um PS5 portátil
Microsoft joga a toalha: Xbox não conseguiu superar PlayStation e Nintendo

CEO da Microsoft é a favor do fim dos jogos exclusivos

Microsoft

O parecer de Nadella foi dado durante a audiência da Microsoft contra a FTC, onde ele falou sobre a exclusividade de alguns títulos no mercado de games. De acordo com ele, isso não existiria em um mundo ideal, porém no mundo real isso acaba se tornando necessário e culpa a Sony por isso.

“Se dependesse de mim, adoraria me livrar de todos os exclusivos nos consoles, mas isso não cabe a mim definir especialmente como um jogador de baixa participação no mercado de consoles. O player dominante lá [Sony] definiu a concorrência de mercado usando exclusividades, então esse é o mundo em que vivemos. Não tenho amor por esse mundo.”

Esse tópico foi abordado como parte de uma diversidade de acusações feitas pela FTC, já que ambas as empresas vêm se enfrentado legalmente e trocado acusações umas contra as outras.

Mas vale destacar que, embora atualmente a Sony se destaque com seus títulos exclusivos para o PlayStation que fazem sucesso no console, essa ideia de jogos exclusivos para certas marcas de consoles não foi ideia dela, ou seja, isso já existia antes mesmo do PlayStation e do Xbox se tornarem campeões de venda nesse segmento.

Importância desse tipo de mercado

Microsoft

Satya Nadella já tinha anteriormente afirmado que jogos exclusivos realmente fazem diferença no mercado e que certos jogos exclusivos de uma plataforma podem ser um fator decisivo na hora de um consumidor optar por uma marca ou outra, além de também impactar no serviço de assinatura de cada console.

Um dia antes da declaração de Nadella, inclusive, o chefe do PlayStation da Sony, Jim Ryan, tinha revelado que não estava muito feliz com o fato do jogo Starfield ser um exclusivo da Xbox, porém que essa prática não era anticompetitiva. Ainda sobre o assunto, Ryan revelou que não era do interesse da Activision disponibilizar seus jogos em todas as plataformas, e que a Sony deveria investir de forma massiva no desenvolvimento e publicação também de jogos de terceiros para ter uma vantagem no segmento de assinatura do console e poder competir com o Xbox Game Pass.

Ainda na audiência, a Microsoft revelou que alguns jogos serão de fato exclusivo para o Xbox como o Starfield e o novo Indiana Jones, porém também terão outros títulos do catálogo da Zenimax/Bethesda que chegarão para outras marcas. Porém ele não entrou em detalhes sobre o assunto e não revelou quais títulos seriam esses.

Não dá para negar a importância de jogos AAA para consoles, assim como para os serviços de assinatura e jogos em nuvem. Com isso, a batalha continuará entre as empresas como Sony, Microsoft e outras, e apesar do comentário de Nadella, a Microsoft ainda pretende seguir nesse ramo com todas as forças, ao menos é o que mostra a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela empresa.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X