Um levantamento da companhia Iovation revela que na Black Friday 2016 houve um aumento de 20% nas fraudes envolvendo as compras online com cartões de crédito. Entre 2014 e 2016 o percentual de fraudes durante a Black Friday e Cyber Monday foi de 34%.
A companhia atribui esse crescimento a adoção de cartões com chip (padrão EMV). Esse sistema de proteção fez com que o cibercriminoso mudasse de foco, diminuindo os ataques presenciais e concentrando os esforços para o online. De acordo com o CTO da Iovation, Scott Waddell, novas formas de autenticação serão o antídoto para esse problema.
Você também deve ler!
Grupo New Space apresenta relatório sobre fraudes envolvendo cartões de crédito no meio eletrônico
O levantamento também mostra como os dispositivos móveis estão sendo utilizados em larga escala para a realização de compras. Durante o período da Black Friday e Cyber Monday 2016, 55% das transações foram feitas através de smartphones e tablets, em outros períodos de 2016 esse percentual é de 47%. Na Black Friday do ano passado os dispositivos móveis foram utilizados em 47% das compras.
O iOs da Apple é o sistema mais utilizado durante o período de compras da Black Friday e Cyber Monday, com 40%, seguido pelo Windows (31%) e o Android (15%).