Estudo indica que apps grátis com publicidade no Android consomem bem mais energia

Um estudo indica que os apps de smartphone com publicidade acabam consumindo bem mais energia do que deveriam, pelo menos no Android. Segundo o trabalho de Abhinav Pathak, da Purdue University, Indiana, até 75% da energia gasta por um aplicativo no Android acaba sendo usada para tarefas secundárias, como chamar serviços de estatísticas e carregamento dos anúncios.

O pesquisador analisou versões gratuitas (com publicidade) de apps como Angry Birds, Free Chess e NYTimes. Conforme relatado pelo aplicativo de análise do consumo dele, apenas de 10 a 30% da energia consumida foi para a função principal dos apps.

No Angry Birds, por exemplo, 20% foi o necessário para carregar e exibir o essencial do jogo, mas cerca de 45% do consumo ocorreu ao identificar e enviar para a web a localização do usuário (ativando GPS e conexão 3G), além do download do anúncio (que é baseado no local em que o usuário está). A conexão 3G ficou ativa por cerca de 10 segundos, mesmo tendo terminada a transmissão dos dados bem antes. Nesse meio tempo lá se foram mais cerca de 28% da energia consumida até então, para uma atividade não relacionada ao objetivo do programa – o joguinho, no caso.

O pesquisador sugere que pouco pode ser feito sobre isso diretamente, já que usuários dos apps não têm outra opção a não ser comprar as versões pagas, sem anúncios; o que nem impede as mesmas de enviar dados estatísticos, ativando a rede de dados e GPS da mesma forma… E os desenvolvedores também ficam restritos, já que o código para chamar a publicidade normalmente é padrão e não depende do criador do app. Uma saída provisória é desativar a conexão de dados e GPS ao utilizar por longos períodos os aplicativos com publicidade, ou tentar um firewall.

Abhinav Pathak aprsentará a pesquisa no mês que vem em Berna, na Suíça. Detalhes do estudo estão neste PDF. Dependendo da repercussão quem sabe o Google melhore as funções do Android que entregam publicidade da sua rede 🙂

Atualização: esta outra pesquisa também foca nos sistemas de publicidade para apps Android, só que esta critica a invasão de privacidade e eventuais riscos de segurança que eles trazem.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!