Estudo aponta que fraude em aplicativos atingiu US$ 2.3 bilhões em 2019

A AppsFlyer, líder global em análise de marketing e atribuição de dispositivos móveis, divulgou hoje a edição de 2019 de seu estudo State of Mobile Fraud,  que apontou 2,3 bilhões de dólares em publicidade exposta a fraudes na instalação do aplicativo no primeiro semestre 2019.

De acordo com o estudo, que analisou 2,5 bilhões de instalações de aplicativos não orgânicos em 9.500 aplicativos entre janeiro e junho de 2019, a natureza dos ataques fraudulentos está evoluindo rapidamente – e se tornando cada vez mais sofisticada.

“Muitas vezes nos referimos à fraude como um jogo de gato e rato, e depois de ataques maciços de bots no verão de 2018, as soluções de proteção encontraram maneiras de combater os ataques”, disse Reshef Mann, co-fundador e CTO da AppsFlyer. “No entanto, em abril de 2019, a onda cresceu novamente à medida que as fraudes na instalação de aplicativos evoluíram de farms de dispositivos com dispositivos físicos para emuladores de dispositivos e outros bots e esquemas sofisticados capazes de escala ilimitada. A velocidade com que os fraudadores se adaptam também está acelerando, de um a dois meses em 2018 para apenas dois ou três dias hoje “.

Setores mais atingidos

Segmentando aplicativos por setor, o relatório descobriu que a área Financeira é a mais exposta a fraudes devido ao alto pagamento que ele oferece e sua posição como a terceira maior categoria de aplicativos. Embora nenhum mercado esteja imune à fraude, o relatório ressaltou que os fraudadores tendem a favorecer os mercados em crescimento de alta escala.

Um impressionante investimento de US $ 750 milhões em aplicativos financeiros está exposto a fraudes de instalação de aplicativos, com o Vietnã, a Indonésia e a Índia entre os países mais afetados. Os países da Europa Ocidental, particularmente a Alemanha, o Reino Unido e a Espanha, também foram fortemente visados.

As campanhas de aplicativos de viagens sofreram o impacto de ataques na Indonésia, na Índia e na Coréia do Sul, mas também na Arábia Saudita e na França.

Apps de compras foram mais atingidos no Brasil, Alemanha, Espanha, Itália, França, Sudeste Asiático e Índia.

Combatendo a fraude em tempo real

16% das fraudes na instalação de aplicativos são simplesmente impossíveis de serem interrompidas em tempo real. A AppsFlyer é a primeira empresa de atribuição a introduzir uma tecnologia de pós-atribuição ao seu pacote de proteção contra fraudes Protect360, que estabelece uma solução abrangente projetada para bloquear todas as fraudes de instalação perdidas em tempo real.

“Combater eficazmente a fraude exige atenção constante, inovação e a capacidade de processar grandes conjuntos de dados”, continuou Mann. “Estimamos que nossa nova tecnologia de proteção pós-atribuição economizará potencialmente mais milhões de anunciantes por dia em gastos com anúncios desperdiçados. “ finaliza Mann.

Outros destaques do relatório:

→ 22,6% das instalações de aplicativos não orgânicos globalmente são identificadas como fraudulentas.

→ 2,1% dos “eventos” de compra no aplicativo foram fraudulentos no segundo trimestre de 2019, um aumento de 10 vezes em relação ao primeiro trimestre.

→ Em todas as plataformas, mais de 1 em 4 aplicativos apresentam um sério problema de fraude, com uma taxa superior a 20%.

→ Ao comparar a fraude de instalação de aplicativos pelo sistema operacional, o iOS da Apple é muito menos vulnerável. Não só a fraude no Android é mais de 6 vezes maior, mas sua tendência ascendente é muito maior.

→ No Android, 80% das instalações fraudulentas são resultados de bots. No iOS, 85% das instalações ruins são devidas a uma sobrecarga de cliques, em que as redes enviam grandes números de relatórios de cliques fraudulentos, na esperança de entregar o último clique antes das instalações.

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