Estratégias da Intel estão fazendo AMD perder espaço no mercado de processadores

Segundo análise da empresa de investimentos Susquehanna, a Intel vem minando o avanço da AMD, impactando diretamente a participação de mercado da sua eterna concorrente. Diferentemente de anos anteriores, em que a linha Ryzen, além de reposicionar a AMD no jogo, era entendida como uma opção fortíssima em termos de custo x benefício, as famílias mais recentes de CPUs Intel Core, 12ª e 13ª geração, estão posicionadas de maneira mais competitiva, resultando em um freio na sua concorrente.

Contamos aqui no Hardware.com.br há alguns meses, que o analista Stacy Rasgon, da Bernstein Research, já jogava luz sobre as estratégias da Intel para coibir o avanço da AMD. Segundo a análise, a Intel está numa verdadeira operação para desacelerar o progresso da AMD no segmento de processadores.

Vale recordar que a divisão Client Computing Group (CCG) da Intel, que engloba produtos voltados aos computadores pessoais e notebooks, é de suma importância para a companhia em termos de receita. Portanto, correr certos riscos parece estar no plano de estratégias da gigante de Santa Clara para impedir que a dona dos Ryzen siga crescendo nesse fatia de mercado.

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A AMD responde hoje por cerca de 30% do mercado de processadores, porém o que está segurando boa parte desse share são os processadores EYPC, voltado para servidores. Faixa de mercado que a companhia adquiriu grande relevância. Já a Intel apresenta uma certa instabilidade nesse ponto.

A política de preços que a AMD vem praticando tem incomodado o mercado. Atualmente, a família Ryzen 7000, chips para AM5, não estão disponíveis por menos de US$ 250. A própria AMD confirmou que está seguindo uma estratégia deliberada para conter a oferta e manter um determinado nível de preço.

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Segundo dados divulgados em janeiro pela varejista alemã Mindfactory, as vendas de Ryzen 7000 representavam apenas 15% dos chips vendidos pela companhia. A AMD segue dominando os números de receita e unidades vendidas na Mindfactory, porém, os dados também mostram que a Intel apresentou em novembro de 2022 seu maior número de unidades vendidas na loja desde 2018.

Sabendo disso, a Intel vem ofertando chips a preços mais competitivos, minando aos poucos sua concorrente. O que está mantendo a AMD no segmento de consumo são os processadores voltados para AM4, que agradaram o público e seguem vendendo consideravelmente, impulsionadas pelos cortes de preços que a companhia vem aplicando.

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Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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