Estratégias da Intel estão fazendo AMD perder espaço no mercado de processadores

Estratégias da Intel estão fazendo AMD perder espaço no mercado de processadores

Segundo análise da empresa de investimentos Susquehanna, a Intel vem minando o avanço da AMD, impactando diretamente a participação de mercado da sua eterna concorrente. Diferentemente de anos anteriores, em que a linha Ryzen, além de reposicionar a AMD no jogo, era entendida como uma opção fortíssima em termos de custo x benefício, as famílias mais recentes de CPUs Intel Core, 12ª e 13ª geração, estão posicionadas de maneira mais competitiva, resultando em um freio na sua concorrente.

Contamos aqui no Hardware.com.br há alguns meses, que o analista Stacy Rasgon, da Bernstein Research, já jogava luz sobre as estratégias da Intel para coibir o avanço da AMD. Segundo a análise, a Intel está numa verdadeira operação para desacelerar o progresso da AMD no segmento de processadores.

Vale recordar que a divisão Client Computing Group (CCG) da Intel, que engloba produtos voltados aos computadores pessoais e notebooks, é de suma importância para a companhia em termos de receita. Portanto, correr certos riscos parece estar no plano de estratégias da gigante de Santa Clara para impedir que a dona dos Ryzen siga crescendo nesse fatia de mercado.

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A AMD responde hoje por cerca de 30% do mercado de processadores, porém o que está segurando boa parte desse share são os processadores EYPC, voltado para servidores. Faixa de mercado que a companhia adquiriu grande relevância. Já a Intel apresenta uma certa instabilidade nesse ponto.

A política de preços que a AMD vem praticando tem incomodado o mercado. Atualmente, a família Ryzen 7000, chips para AM5, não estão disponíveis por menos de US$ 250. A própria AMD confirmou que está seguindo uma estratégia deliberada para conter a oferta e manter um determinado nível de preço.

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Segundo dados divulgados em janeiro pela varejista alemã Mindfactory, as vendas de Ryzen 7000 representavam apenas 15% dos chips vendidos pela companhia. A AMD segue dominando os números de receita e unidades vendidas na Mindfactory, porém, os dados também mostram que a Intel apresentou em novembro de 2022 seu maior número de unidades vendidas na loja desde 2018.

Sabendo disso, a Intel vem ofertando chips a preços mais competitivos, minando aos poucos sua concorrente. O que está mantendo a AMD no segmento de consumo são os processadores voltados para AM4, que agradaram o público e seguem vendendo consideravelmente, impulsionadas pelos cortes de preços que a companhia vem aplicando.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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