Três empresas asiáticas se juntaram para criar algo “revolucionário”: o primeiro drone que funciona tanto no ar quanto debaixo d’água.
As três empresas são asiáticas, obviamente, e é tal junção que possibilitou a criação desse drone que opera no ar e debaixo d’água. Duas são japonesas, a KDDI, de telecomunicações, e a PRODRONE, que fabrica drones comerciais.
Com a ajuda da QYSEA, a única chinesa do grupo e criadora do FIFISH, o primeiro drone submarino comercial da China, foi possível criar o drone aéreo/submarino. Confira o vídeo abaixo.
Esse drone, portanto, é uma combinação dos elementos de drones aéreos de trabalho pesado com tecnologias industriais de veículos submarinos operados remotamente.
Aliás, a QYSEA afirmou que o veículo de operação remota é uma versão modificada do Fifish V6 Plus.
Leia também: ANAC autoriza iFood a fazer entregas com drones
Certamente, para chegar na criação do primeiro drone que funciona tanto no ar quanto debaixo d’água, o trabalho não foi fácil. Aliás, foram seis anos de desenvolvimento, segundo a KDDI e a QYSEA, que criaram o drone capaz de operar na terra, no ar e no mar.
No entanto, a ideia de um drone capaz de funcionar no ar e entrar debaixo d’água não é o que, de fato, as duas empresas criaram, embora o drone de seis rotores consiga pousar na água.
Isso porque a navegação debaixo d’água é feita de maneira separada, quando o drone se conecta a um veículo operado de maneira remota (ROV), enquanto o drone boia na superfície marítima.
Portanto, esse drone, especificamente, utiliza um dispositivo de comunicação de longo alcance para voar remotamente até a sua rota submarina após o pouso no mar.
A profundidade máxima que o drone consegue alcançar se aproxima aos 150 metros.
Por fim, as empresas afirmam que esse drone, que ainda não possui um nome comercial, será utilizado em várias áreas de trabalho de empresas da indústria marítima.