A Genesis, marca premium de veículos da coreana Hyundai Group, anunciou o primeiro carro do mundo com tecnologia de reconhecimento facial. Batizada de Face Connect, a tecnologia permite que os donos carro elétrico Genesis GV60, primeiro SUV elétrico da marca, destranquem o carro sem ter que utilizar nenhum acessório, tudo é baseado na biometria facial.
O sensor está localizado no pilar B (com um ícone de LED que permite ao usuário visualizá-lo facilmente). A feature é gerenciada por um processador próprio que se encarregará de escanear e ler a face do usuário. O proprietário do carro só precisa trazer a chave ao configurar o sistema na primeira vez, o carro fará a varredura automaticamente e reconhecerá seu rosto, permitindo que ele execute ações como travar / destravar ou ligar o motor posteriormente.
A Genesis afirma que essa adição permitirá que os proprietários de carros não precisem se preocupar em fazer algo que não seja conveniente para carregar a chave, como nadar ou se exercitar. Em tempo escuro e nublado, o desempenho do sensor fornecerá iluminação infravermelha.
Você também deve ler!
Startup desenvolve sistema de reconhecimento facial através do DNA
O Face Connect também disponibilizará outras possibilidades. Por exemplo, após o reconhecimento, o carro elétrico aplicará automaticamente as configurações pessoais dos assentos, controle climático e sistema de mídia. No total, dois perfis pessoais podem ser armazenados no sistema. Você pode ligar o motor no GV60 usando outra tecnologia biométrica, por impressão digital.
A companhia também explica que as informações biométricas serão armazenadas de forma criptografada na interface do veículo e que esses dados não serão enviados para outro lugar.
O acesso por reconhecimento facial será oferecido inicialmente no Genesis GV60 2023 somente no mercado europeu.