Esta é a Kunpeng Desktop Board D920S10, primeira placa-mãe da Huawei para o segmento desktop

A chinesa Huawei, amplamente conhecida por sua atuação no mercado de equipamentos para infraestrutura de rede e smartphones, anunciou sua primeira placa-mãe voltada para o segmento desktop. A placa é a primeira da linha Kunpeng. Seu nome comercial completo é: Kunpeng Desktop Board D920S10. Este modelo é a primeira tentativa da companhia em testar o mercado apostando num conjunto que envolve a mobo e um processador integrado, o Kunpeng 920 ARM v8, baseado na arquitetura ARM. Não se esqueça que a Huawei também manda muito bem no segmento de processadores para dispositivos móveis, com a linha de SoCs Kirin.

A D920S10 é equipada com dois slots PCI-Express3.0 x16 e suporta memória ECC DDR4-2400 de quatro canais (máximo de 64 GB). Existem seis portas SATA de 6 Gb /s e dois conectores M.2 para unidades NVMe, além de quatro portas USB 3.0 e USB 2.0. Além do controlador Gigabit Ethernet embutido, é possível adicionar uma placa de expansão adicional de 25 GbE. Entende-se que uma das versões do Linux servirá como sistema operacional. 

125810 huawei mobo 2

Além dessa placa-mãe, voltada para o setor de consumo de massas, isto é , o usuário final, a empresa também tem uma opção para o mercado de servidores, integrante também da linha kunpeng, o modelo em questão é a Kunpeng Server Board S920X00. Essa mobo teria suporte para dois processadores Kunpeng 920 ARM v8, suporte para até 32 GB DDR4-2933 MHz, suporte para 16 unidades via SATA, NVMe ou SAS.

O processador que equipará essas placas é o Kunpeng 920. As características do processador variam de acordo com seu posicionamento de mercado. O modelo para servidores terá versões com até 64 núcleos, enquanto no caso do modelo para o usuário final o chip terá até 8 núcleos. Este processador é baseado na arquitetura ARM v8 e o processo de fabricação é 7nm.

Não há nenhuma informação em relação ao preço dessas placas e o momento que elas podem chegar ao mercado. Caso se concretize, a Huawei será mais uma companhia que está olhando para os chips baseados na arquitetura ARM como opção para o mercado de computadores.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!