Você já teve a curiosidade de saber qual a velocidade de leitura e escrita do seu SSD? Aqui no meu notebook, que é um modelo intermediário, o SSD atinge uma velocidade de escrita de cerca de 40 MB/s. Mas e se você tivesse um PC cujo sistema de armazenamento atingisse 42 GB/s de velocidade de escrita? Foi justamente isso o que a Micron conseguiu fazer.
A Micron apresentou um protótipo bem interesante durante a CES 2024: o Crucial T700 8TB. Este sistema, que na verdade é uma junção de quatro SSDs T700 em RAID, atingiu velocidades de até 42 GB/s em testes de escrita e 45 GB/s em leitura.
Leia também
Por que o SSD é melhor que o HD?
Como estimar a vida útil restante do seu SSD?
O desempenho notável é ainda mais significativo considerando que este é um Add-in-Card (AIC) padrão, otimizado pelo sistema de refrigeração AirJet Mini da Frore Systems.
Como a Micron conseguiu tanta velocidade?
O Crucial T700 8TB baseia-se em um adaptador modificado Gigabyte Aorus Gen5 AIC, que suporta até quatro SSDs PCIe 5.0 e possibilita velocidades de transferência de até 60 GB/s.
No entanto, a configuração atual atingiu 42 GB/s, o que, embora impressionante, ainda não é a capacidade máxima do sistema. Isso indica que ainda há margem para melhorias e aumento de velocidade, sugerindo um futuro promissor para o armazenamento em SSD de alta velocidade.
Os SSDs PCIe 5.0 são conhecidos por gerarem bastante calor durante a operação, necessitando de sistemas de refrigeração ativos e eficientes. O AirJet Mini, desenvolvido pela Frore Systems, é uma solução inovadora de refrigeração sólida que pode dissipar até 5.25W de calor.
Este sistema é extremamente eficiente em termos energéticos, consumindo apenas 1W de energia. Durante os testes, o AirJet Mini manteve as temperaturas dos drives entre 76ºC e 78ºC, o que é bastante impressionante, considerando o desempenho elevado e o consumo de energia dos drives durante a operação máxima.
Para quem é?
O Crucial T700 8TB é ideal para usuários que necessitam de armazenamento de alta velocidade em PCs, mas que não dispõem de espaço ou número suficiente de portas M.2 para um RAID de quatro vias.
A Micron ainda não se comprometeu com o lançamento deste produto no mercado, indicando que o T700 8TB permanece como um conceito. A decisão de avançar com a produção dependerá de vários fatores, incluindo viabilidade, resposta do público e parcerias comerciais.
Fonte: Tom’s Hardware
Deixe seu comentário