Recentemente um usuário compartilhou no Reddit imagens do seu PC gamer que utiliza como gabinete o case do Apple Power G3, desktop que chegou ao mercado em 1997.
Esse foi um dos primeiros produtos da Apple com influência direta do renomado designer Jony Ive, que emplacou a partir de 1998 uma parceria vitoriosa com Steve Jobs, resultando em produtos que se transformaram em legítimos ícones do design industrial, desde o iMac em 1998, ao iPod em 2001, iPhone em 2007 e iPad em 2010.
Assim como outros produtos com designs icônicos, como o Game Boy Color, a versão mais famosa do Power Mac G3 apostava no plástico translúcido, solução que foi uma forte tendência em décadas passadas.
Você também deve ler!
Nostalgia: 6 eletrônicos lançados com carcaça translúcida
A designação Power no nome tinha relação com a parceira da Apple com a IBM e Motorola no desenvolvimento dos processadores PowerPC, utilizados pela gigante da maça até 2006, com a transição para os chips Intel. E o G3 simbolizava que esse modelo estava embarcado com a terceira geração de chips PowerPC.
O gabinete utilizado para acomodar as peças do PC gamer desse usuário que compartilhou as imagens no Reddit é da versão de 1999 do PowerMac G3, codinome Yosemite, com o arrojado case translúcido com detalhes em azul e branco. Assinatura estética que carregava elementos do que foi aplicado no iMac G3, lançado em 1998 – primeiro grande produto pós-retorno de Steve Jobs para a Apple.
A ideia de acomodar as peças nesse gabinete tão icônico foi elogiado nos comentários da postagem. Um deles chegou a perguntar sobre as temperaturas. O responsável pelo projeto disse que bate 84ºC no máximo para GPU e cerca de 70ºC para a CPU. Também foi relembrado que os Macs usavam fatores de forma não padrão e os tipos de pessoas que provavelmente têm Macs antigos geralmente não querem modificá-los. São itens de colecionador para algumas pessoas.
Em termos conceituais, o projeto feito por esse usuário fica dentro da categoria conhecida como “PC Sleeper“. Computadores que tem aparência externa discreta e comum, ou até mesmo ultrapassada, mas escondem um desempenho interno poderoso. Neste conceito, é praticada essa ideia de pegar hardwares atuais e colocar em gabinetes antigos, ou verdadeiros clássicos, como o utilizado no Apple PowerMac G3.
O que você achou da ideia? Conta ai pra gente nos comentários.
Deixe seu comentário