A ASUS revelou o conceito de uma RTX 4060 Ti que traz uma modificação incomum: a presença de um slot para SSD M.2 2280 na parte traseira da placa. Essa engenhosidade é possível devido às linhas, ou pistas, PCIe não utilizadas pela GPU que equipa VGA.
Lembre-se essa placa da NVIDIA usa uma interface PCIe x8. Portanto, isso nos deixa, em teoria, largura de banda para dois SSDs PCIe 4.0 x4, considerando as 4 pistas restantes da interface PCIe x16. Para essa prova de conceito a ASUS adicionou um SSD Samsung 980 Pro de 2 TB.
Em relação ao resfriamento, essa tarefa ficou sob responsabilidade do elemento passivo de resfriamento da placa de vídeo, o dissipador de calor.
A ASUS divulgou um slide em que mostra o teste realizado com as ferramentas de benchmark sintético CrystalDiskInfo e Crystal DiskMark. Podemos observar que o SSD atingiu 43ºC, 6,8 GB/ em leitura e 4,9 GB/s em escrita. Sobre a temperatura de operação, o SSD implantado no PCB da placa de vídeo registrou uma melhor eficiência nesse quesito do que no slot convencional, na placa-mãe.
Por enquanto, essa ideia da ASUS é apenas uma prova de conceito, não tem previsão de chegada ao mercado.
Vale relembrar que uma solução comercial, direcionada ao segmento profissional de placas de vídeo, já teve a ideia do uso de um SSD para uma finalidade. Ao invés de ser mais um slot em que o usuário pode adicionar um novo SSD na máquina, as placas de vídeo Radeon Pro SSG, apresentadas em 2016, contavam com 2 slots para SSD M.2 NVMe, parte da tecnologia Radeon Solid State Graphics (SSG).
A ideia era usar o SSD como um buffer de vídeo adicional. Com essa solução a placa tinha um “boost” para entregar uma performance melhor ao lidar com grandes quantidades de dados.
Deixe seu comentário