O modder chinês “wxnod” conseguiu deixar a RTX 2080 Ti com quatro vezes mais VRAM que o modelo original. O entusiasta conseguiu alocar 44 GB de memória GDDR6. A façanha partiu do princípio que o modder utilizou uma edição da RTX 2080 Ti, produzida pela Leadtek, que adota o PCB do projeto de referência da NVIDIA.
Esse PCB, que é o mesmo utilizado na TITAN RTX, conta com 24 slots de memória em cada lado, enquanto que, em sua versão original, a RTX 2080 Ti sai de fábrica com 11 GB de VRAM, e somente um dos lados do PCB é utilizado ( o barramento de 352 bits não suporta 12 ou 24 módulos).
Com essa possibilidade em vista, todas as matrizes de 8 Gb foram removidas da frente e substituídas por matrizes de 16 Gb, cada uma fornecendo capacidade de 2 GB. Na parte traseira dez chips de memória adicionais foram soldados, entregando mais 20 GB de VRAM.
O modder mostrou que o software de diagnóstico de hardware, o GPU-Z, reconhece os 44 GB de memória, e ainda mostra que a largura de banda total é de 616 GB/s (14 Gb/s). A quantidade de VRAM também é reconhecida no DirectX.
No entanto, a placa não pode ser utilizada para outras finalidades, como rodar jogos. Talvez com uma BIOS modificada, a placa pudesse ser utilizada em outras aplicações.
Deixe seu comentário