Essa é a habilidade que fazia Steve Jobs considerar alguém inteligente

Essa é a habilidade que fazia Steve Jobs considerar alguém inteligente

Altamente complexo e dotado de uma capacidade ímpar para comunicação e venda, a personalidade de Steve Jobs já foi esmiuçada em diversos livros, documentários e filmes. Aqueles que conviveram diretamente com o cofundador da Apple apontavam inclusive que ele tinha uma visão muito singular para lidar com temas complexos, tanto na vida profissional quanto pessoal. Alguns mencionavam uma espécie de campo da distorção da realidade.

Esse campo da distorção da realidade, segundo pessoas na Apple, era um conjunto de fatores que fazia com que as pessoas acreditassem em Jobs. Uma mistura de carisma, charme, coragem, hipérbole, marketing, persistência, entre outros fatores. Do ponto de vista de gestão, Jobs, assim como outros tantos CEOs e empresários mundo afora, ficou a todo momento diante da tomada de decisões importantes. Escolhas que poderiam impactar os rumos do negócio.

Visão macro

Esse conjunto de escolhas e responsabilidades compõem o que para muitos se traduz numa noção de inteligência, inclusive para o próprio Steve Jobs. Em 1982, num discurso na Academy of Achievement, o cofundador da Apple abordou sobre sua visão de inteligência. Jobs acreditava quer a inteligência não era a única capacidade para alcançar o sucesso, pelo menos não quando relacionamos exclusivamente ao QI.

Jobs acredita que, para atingir metas, o QI é uma capacidade secundária. Objetivos definidos e um plano de ação para alcança-los é mais importante. Esse modo de pensar estava diretamente ligado a quem Jobs queria que trabalhasse em seus empreendimentos. O empresário buscava colaboradores que conseguissem ver além dos problemas e que pudessem compreender as situações como um todo, uma visão mais panorâmica sobre o assunto.

“Enquanto outros tentam descobrir como ir do ponto A ao ponto B lendo mapas, você pode ver tudo à sua frente, afirmara Jobs. Essa análise sobre a inteligência também fez com que Steve Jobs refletisse sobre esforço e recompensa. Em sua visão, pessoas brilhantes muitas vezes se sentem culpadas porque apresentam ideias de uma forma tão simples que não são valorizadas até que uma academia ou instituição lhe conceda um premio”, afirmou Jobs.

Portanto, Jobs, assim como Bill Gates e outros grandes executivos, consideram que a inteligência, e o sucesso, estão sempre relacionados com pessoas que sabem como pesar os melhores e os piores cenários na tomada de decisão.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X