Além de uma corrida governamental para a regulação da Inteligência artificial, movimentações que já estão caminhando na União Europeia, Estados Unidos e até Brasil, há também um interesse maciço de governos pelo mundo no advento de suas próprias alternativas a fenômenos como o ChatGPT, a IA conversacional mais famosa do mundo.
O futuro reserva uma clara coexistência entre soluções de inteligência artificial privadas com opções desenvolvidas por governos de alguns países. O governo britânico, por exemplo, anunciou em março o plano de investimento de 900 milhões de libras para a criação de um supercomputador para o desenvolvimento de um modelo de inteligência artificial similar ao ChatGPT, treinando modelos de IA que poderão ser utilizados em aplicações como ciência e quanto em defesa.
Outro país super interessado, tanto na regulação, quanto no seu próprio investimento em IA é a China, que, por intermédio de uma das principais empresas do país, a Baidu – sim aquela mesmo conhecida por seu antivírus -, lançou um concorrente ao ChatGPT, o Ernie Bot.
Since its public release, the ERNIE Bot (文心一言) app has attracted a massive user base. Powered by ERNIE 3.5, it offers real-time info, data visualization, text-to-video conversion, and more.
Your feedback matters in shaping its future ⬇️
– For individuals: Try at… pic.twitter.com/zxbSxmdeSn— Baidu Inc. (@Baidu_Inc) August 31, 2023
Esse lançamento agrega ao plantel de IA conversacionais, que, além do ChatGPT, tem como destaques o Bard do Google. O lançamento, assim como outras iniciativas dessa magnitude no país mais populoso do mundo, precisam do aval da Administração do Ciberespaço chinês, que aprovam se tais lançamentos estão conforme as diretrizes do país.
O governo chinês tem muito interesse nas aplicações baseadas em IA, principalmente quando a rivalidade com os Estados Unidos é colocada nesse contexto. O Enrie Bot é apenas a ponta do iceberg nesse campo das IAs conversacionais chinesas. Com a autorização e incentivo do governo para esse tipo de projeto, outras opções também embarcarão nessa, como é o caso da SenseTime, que também lançou um chatbot, o SenseChat.
Você também deve ler!
Conheça o Clipdrop, site poderoso para criação e edição de imagens via Inteligência Artificial
Conheça 7 alternativas ao ChatGPT
Especificamente sobre o Ernie Bot, ele foi anunciado de maneira limitada em março, e deixou muitas dúvidas sobre sua eficácia, desapontando até mesmo investidores, já que nenhuma demonstração ao vivo foi realizada, apenas uma série de vídeos pré-gravados foram exibidos. O acesso também ficou limitado a um grupo seleto de pessoas.
The training data of Baidu’s ERNIE Bot includes trillions of web pages, billions of search and image data, billions of speech calls, and a knowledge graph of 550 billion facts, enabling Baidu to hold a unique position in Chinese language processing. #ERNIEBot pic.twitter.com/NK1RpqEGGG
— Baidu Inc. (@Baidu_Inc) March 16, 2023
Esse panorama agora mudou com o lançamento público da plataforma. Segundo a Baidu, o Ernie Bot pode responder perguntas, produzir textos e até mesmo resumir documentos. Funções generativas de imagens também estão disponíveis. Basta descrever textualmente o que você deseja para que a IA gere uma imagem com base naquela descrição.
A ferramenta é baseada nos modelos de linguagem ERNIE 3.0 e PLATO, e, segundo dados oficiais, o Ernie Bot já foi acessado por mais de 1 milhão de pessoas nas primeiras 19 horas de após seu lançamento.
In just 19 hours since its release to the public, the ERNIE Bot app has surpassed 1 million users! #ERNIEBot #文心一言
— Baidu Inc. (@Baidu_Inc) August 31, 2023
O acesso ao Ernie Bot pode ser feito através de uma página dedicada da Baidu sobre o serviço, ou até mesmo integrado ao app da empresa. No entanto, o cadastro exige um número de telefone chinês, portanto, ainda ficará restrito a essa região.
Deixe seu comentário