As novas tecnologias de Inteligência Artificial conversacional estão em destaque e atualmente configuram como a segunda maior economia do mundo. Por isso, muitas empresas estão apresentando suas soluções nesse segmento, e essa semana foi a vez da Baidu revelar sua resposta ao ChatGPT, chamada de Ernie Bot.
Porém, embora as expectativas para a apresentação e para o produto estivesse em alta, Ernie acabou desapontando muitos investidores. Isso fez até mesmo com que as ações da Baidu caíssem durante a apresentação.
Leia também:
ChatGPT-4 pode trazer suporte para imagens, vídeos e músicas
OpenAI lança API do ChatGPT para empresas que querem adicionar inteligência artificial a seus apps
Ernie Bot não impressionou
Quem apresentou a nova solução em Inteligência Artificial da empresa foi o CEO da Baidu, Robin Li. Isso aconteceu em um evento na sede da própria Baidu, em Pequim. Foi lá que Li subiu ao palco para finalmente revelar o novo serviço de chatbot IA da empresa, intitulado como Ernie Bot.
Porém, para o desapontamento de muitos, o que foi mostrado foram apenas vídeos já pré-gravados com tarefas preparadas, como responder algumas perguntas, redigir comunicados à imprensa e resolver alguns problemas matemáticos. Ou seja, os público não teve a chance de ver uma interação ao vivo da ferramenta.
Isso trouxe muita desconfiança, até porque o público não era formado apenas pelas pessoas presentes no evento mas também pelas que acompanhavam tudo de forma online, somando milhões de pessoas. Esse desapontamento logo foi traduzido com uma queda de 10% nas ações da Baidu depois da exibição.
Como o que foi mostrado já tinha sido gravado e preparado, houve uma sensação generalizada de desconfiança. Muitos se perguntavam se o chatbot teria mesmo aquelas capacidades em uma interação online e se teria condições de competir com o ChatGPT, já que ele se mostrou ser muito simples e básico, como algo que já existia antes.
Durante a apresentação muitas pessoas comentaram sua decepção online através do WeChat e a queda das ações começou antes mesmo da finalização do evento, como muitos ressaltaram durante essas conversas.
Desenvolvimento problemático
O jornal Financial Times chegou a apontar alguns problemas que surgiram durante o desenvolvimento da solução IA da empresa. Um deles é que esse lançamento teria custado muito dinheiro, na faixa de milhões de dólares, o que fez com que muitos funcionários da empresa reclamassem que esses dinheiro tinha sido desviado de outras funcionalidades mais importantes.
O custo alto se deu principalmente porque a Baidu precisou atualizar diversos servidores, equipando-os com os novos chips A100 da Nvidia que são mais poderosos e mais caros, para que eles tivessem suporte à tecnologia de Inteligência Artificial.
Muitos funcionários também disseram que tudo acabou sendo feito muito as pressas, já que empresas chinesas estariam ficando para trás nesse setor do mercado. O próprio CEO revelou que:
“Durante nossos testes internos e pelo que experimentei, nosso bot não pode ser chamado de perfeito. Mas por que estamos lançando agora? Isso ocorre porque vimos a demanda do mercado.”
E mesmo com tudo isso, a apresentação gravada pode ter sido graças a um desenvolvimento incompleto, como muitas pessoas realmente suspeitaram. Isso porque o jornal ainda revelou que existiram falhas no treinamento do novo chatbot, já que ele precisa passar por milhões de processos de entrada para conseguir responder a perguntas de forma correta.
Como eles tiveram que correr e não havia tempo para isso, a empresa resolveu apenas realizar um ajuste fino com um toque humano para que gerasse as respostas desejadas. Ou seja, nada capaz de competir com outras tecnologias como ChatGPT.
Decepção diante de altas expectativas
De acordo com Kenny Ng, estrategista de valores moiliários da Everbright Securities em Hong Kong, o baque foi grande porque o mercado mostrou ter esperanças “muito altas” com a apresentação. Depois que o Baidu anunciou pela primeira vez que estava trabalhando em um projeto para competir com o ChatGPT, as ações da empresa subiram bastante.
Li revelou para os analistas, ainda em fevereiro, que o Ernie Bot seria integrado de forma gradual em vários serviços do Baidu, e o primeiro contemplado seria justamente o seu mecanismo de busca, só então passando também para o site de vídeo iQiyi.
O CEO parece estar mesmo apostando suas fichas no novo chatbot para trazer a Baidu de volta aos holofotes, já que nos últimos anos ela acabou ficando para trás em relação aos seus principais rivais. De acordo com a Forbes, no quarto trimestre do ano passado, a Baidu gerou US$ 48 bilhões em receita que foi acima do esperado, porém mais da metade dessas vendas veio de marketing online.
“À medida que o crescimento econômico da China desacelera, o setor tem visto uma concorrência ainda mais acirrada, já que empresas como a gigante de jogos e mídia social Tencent e a proprietária da Tik Tok, ByteDance, buscam atrair marcas para suas próprias plataformas.”
Quando será o lançamento do Ernie Bot?
Ainda na apresentação Li revelou que o novo chatbot da empresa estará disponível para alguns usuários em breve, para que possam testá-lo por conta própria. Porém o “em breve” não foi especificado, então ainda não há uma data certa para quando isso irá acontecer. Inicialmente ele estará disponível apenas para as empresas parceiras para que eles possam analisar os usos práticos da tecnologia no mercado.
A empresa também revelou que o Ernie Bot se destaca principalmente nas áreas de redação comercial e de compreensão de língua chinesa. Li revelou que depois que ele passar pelo período de testes com os usuários e receber os feedbacks, o chatbot ficará ainda melhor, já que permitirá que a empresa possa treinar o algoritmo para atender as demandas.
Vale lembrar que a apresentação do Ernie Bot aconteceu apenas 2 dias depois da OpenAI revelar o ChatGPT-4, que é baseado no antecessor mas conta com funções ainda mais completas e poderosas, como processamento de imagens, além dos textos.
Eles também revelaram que a nova versão também foi treinada para ser mais segura e não dar respostas que possam ser consideradas erradas, enganosas ou inadequadas. Isso porque o ChatGPDT já tinha sido acusado de alguns erros grotescos e até mesmo de reproduzir alguns conteúdos considerados negativos.
Deixe seu comentário