O entusista ucraniano Yuri Buliy, mais conhecido como 1usmus, responsável por ferramentas como o DRAM Calculator, ZenTimings e ClockTuner for Ryzen (CTR), anunciou uma nova ferramenta para extrair desempenho dos processadores da AMD. Batizada de Project Hydra, o utilitário é uma aplicação para aplicar overclock em processadores AMD Ryzen baseados na arquitetura Zen 3 e Zen 3+, incluindo os modelos de desktop e móveis Ryzen 5000 (G), bem como os próximos processadores Threadripper (Pro). Para processadores da arquitetura passada, Zen 2, é possível utilizar o CTR, criado pelo mesmo desenvolvedor.
Baseado na estrutura do CTR, a ferramenta esta na versão 0.1A Pro, o que indica um estágio bem inicial de desenvolvimento. Yuri espera lançar a versão alpha do programa no fim deste mês. O software segue uma interface parecida com o Ryzen Master, ferramenta oficial da própria AMD para overclock. Entre as principais características temos 3 presets de curva de voltagem, perfis para undervolt, normal e OC (overclock).
O software também recebeu 9 profiles, incluindo opções individuais para jogos e AVX2. Existe uma gama de proteções e adicionais, como um sistema de armazenamento modular para reduzir o risco de corromper os arquivos de configuração. Função de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, com desligamento automático do perfil em situações críticas, além de notificações em tempo real, também está presente.
A versão PRO também receberá atualizações independentes. É necessário do sistema apenas 100 MB de RAM e 1% de uso da CPU para que o Hydra atue. O Project Hydra se comunica com a SMU (Unidade de Gerenciamento do Sistema) através do barramento PCIe , o que evita o bloqueio ou sobrescrita do perfil selecionado.