O canadense Nicholas Temese uniu sua paixão por computadores antigos e miniaturismo e desenvolveu o que provavelmente pode ser considerado as réplicas definitivas de computadores clássicos. Como explica em seu site, sua missão é criar um trabalho intrincado e detalhado, encontrando maneiras de fazer a miniatura mais precisa possível.
Combinando impressão 3D, com uma maneira completamente artesanal de recriar os elementos, Temese investe muitas horas em pesquisas e ajustes, e ações práticas, desde cortar as peças, lixar, sessões de aerografia e a aplicação de diversos tipos de vernizes para tentar replicar o acabamento original das peças daquele modelo em questão.
Ver essa foto no Instagram
Em alguns dos projetos, o canadensel, que também é desenvolvedor de jogos Indie, chega a despender 400 horas até que tudo seja concluído. Todo o processo é realizado em seu QG em Montreal, Quebec, Canadá.
O nível de detalhe das peças realmente comprova o apreço e extremo zelo com a questão documental sobre aquele determinado computador. Com a réplica do mainframe IBM 1401, lançado em 1959, Temese chegou a incluir o que representa os cartões perfurados – meio de armazenamento daquela época-, que equipavam a máquina.
Até mesmo recriações de documentos, manuais, compartimentos e elementos animados do funcionamento dos computadores, são aplicados nas miniaturas.
Ver essa foto no Instagram
Além de computadores vintages, Temesse também conta com opções mais atuais em seu portfólio, como a réplica do IBM Power10.
Temese chegou a colocar pra vender 40 unidades da réplica do lendário IBM PC, com escala 1:10, por 559 dólares canadenses (R$ 2.047, em conversão direta). Essa réplica em questão inclui uma tela LCD TFT de 1,1 polegadas e pode ser conectado a USB para exibir uma apresentação de slides em vídeo.
Você também deve ler!
Top 5: computadores mais vendidos da história
Tom Hardy, designer industrial por trás do IBM PC, chegou a elogiar a réplica: “Fiquei encantado ao ver sua extraordinária miniatura do produto. Você é realmente talentoso e seu trabalho é impecável! Obrigado por fazer o que você faz”.
Já que Temesse é programador de jogos, quem sabe algumas réplicas altamente detalhadas assim de consoles clássicos, hein?
Deixe seu comentário