Entusiasta consegue colocar 32 GB de RAM no Steam Deck

Entusiasta consegue colocar 32 GB de RAM no Steam Deck

Oficialmente, o Steam Deck está disponível apenas com 16 GB de memória RAM. Mas, é claro, que os modders de plantão tentariam fazer algum tipo de modificação para ir além nesse quesito.

Esse é o caso de um usuário do X, ex-Twitter, com o nick @balika011 que postou duas fotos que mostram que seu Steam Deck conta com 32 GB de memória.

Em uma das imagens é possível ver o console portátil aberto, com destaque para os módulos LPDDR5 fixados, e na foto ao lado o sistema reconhecendo a memória instalada. Lembrando que os 32 GB exatos não são reconhecidos, já que uma parcela da RAM já está automaticamente alocada para sistema.

 

 

Além da modificação física, a substituição por módulos LPDRR5 de maior capacidade, o usuário também precisou fazer uma alteração de software, um patch de BIOS para que o sistema pudesse reconhecer os 32 GB. O entusiasta utilizou módulos da Samsung (K3LKCKC0BM-MGCP).

Você também deve ler!

Steam Deck vs. ROG Ally: quem ganha essa batalha de consoles portáteis?

 

Em resposta a outro usuário em seu post, o responsável pelo processo diz que não é muito difícil fazer esse tipo de modificação, evidentemente o usuário precisa ter conhecimento em rework BGA, que é justamente o processo de substituição desse tipo de chip, situação muito comum no campo do reparo de peças danificadas. O usuário também destaca que diversos tutoriais do Youtube explicam como fazer esse tipo de troca.

Lançado em 2022, o Steam Deck é o personagem central de um mercado que parece ganhar cada vez mais força: “PCs de mão  para jogos”. Segundo algumas análises de mercado, o Steam Deck ultrapassará ainda este ano a marca de 3 milhões de unidades vendidas.

O que você acha do Steam Deck e dessa onda desse tipo de console portátil? Conte nos comentários.

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Avatar de William R. Plaza
Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X