Urina pode ser usada para gerar energia elétrica com ajuda de microrganismos

Cientistas do Bristol Robotics Laboratory em conjunto com equipes da UWE Bristol e University of Bristol estão desenvolvendo um sistema de geração de energia a partir da urina humana. Um material tradicionalmente descartado por todos nós poderia ser usado para tarefas de baixo uso de energia, como carregamento de celulares para uso emergencial, por exemplo.

O sistema usa microrganismos no processo, que convertem os materiais orgânicos da urina ao aproveitá-los como “alimento”. Como resultado do seu metabolismo são geradas pequenas quantidades de energia. No experimento elas foram armazenadas em capacitores. Apesar da baixa quantidade, o retorno foi suficiente para carregar celulares mais básicos, permitindo o envio de mensagens SMS, por exemplo.

Realizar ligações ou navegar na internet é uma tarefa que exige bem mais energia, o que no cenário atual ficaria complicado com este processo. Mas os pesquisadores estão animados.

Com mais estudo e aprimoramentos esperados, os cientistas acreditam que a tecnologia tem potencial para suprir a demanda energética de chuveiros, iluminação ou mesmo carregamento de aparelhos, proposta que foi utilizada no teste. Os tubos e o mecanismo com os microrganismos poderiam ser instalados em locais estratégicos das residências, como no banheiro, por exemplo.

Os cientistas buscam fundos para aperfeiçoamento e mais estudos na área. Um dos objetivos é criar um “banheiro inteligente” que possa reaproveitar a urina para geração de energia em vez de simplesmente descartá-la, como fazemos hoje.

Confira o vídeo de divulgação (em inglês):

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!