O combate contra o ransomware não pode parar, esse malware tem causado um grande estrago mundo a fora, já que a sua forma de atuação é bastante engenhosa: criptografar arquivos e pedir um resgate para que os dados possam ser restabelecidos. De acordo com a Kaspersky Lab uma em cada cinco empresas em todo o mundo foram vítimas de um ataque por ransomware em 2016. Em outubro a média de ataques por esse tipo de ameaça foi de um a cada 40 segundos.
Para tentar combater o problema além da conscientizar os usuários com dicas para uma navegação mais segura, boa parte das empresas de segurança divulgam ferramentas que ajudam na prevenção e até na descriptografia dos dados envolvidos com essa ameaça. A ferramenta mais recente que visa manter um cerco de proteção contra o malware, é o Ransomware Free, anunciado pela empresa de segurança americana Cybereason.
Esse anti-ransomware promete impedir que 99% das famílias de ransomware invadam o computador, inclusive as ameaças que ainda nem foram divulgadas. A Cyberason diz que os antivírus tradicionais não estão preparados para a detecção de ransomware, isso porque são baseados na comparação entre programas que são executados na máquina com um enorme banco de dados de vírus.
Você também deve ler!
Entendendo o Ransomware, a praga virtual mais assustadora da web
Esse método é considerado obsoleto na caça ao ransomware. Para a concepção do RansomwareFree foram analisados dezenas de milhares de amostras dos 40 ransowmare mais conhecidos, que incluem Locky, Cryptowall e TeslaCrypt Essa análise minuciosa permitiu que a Cyberason desenvolvesse um conjunto de tecnologias proprietárias que são capazes de identificar diversos padrões de comportamento.
Ao notar que a ameaça iniciou o processo de varredura para criptografar os arquivos o RansomwareFree é capaz de neutralizar e avisar ao usuário, que terá a última palavra em relação ao que será feito: cancelar ou deixar que o processo continue.
O RansowareFree está disponível para o Windows, a partir do Windows 7. Para baixar clique aqui