Sem dúvida, a inteligência artificial será uma mudança de paradigma para a sociedade. Mas até que ponto a IA substituirá os trabalhadores humanos no futuro ainda está em debate. Para ter uma ideia melhor de como a IA mudará o mercado de trabalho para profissionais de tecnologia, o recém-formado Consórcio de Força de Trabalho Habilitada por IA publicou seu relatório inaugural, que revela que 92% dos empregos de TI verão uma transformação alta ou moderada devido aos avanços em IA.
O estudo argumenta que as maiores mudanças serão vistas em empregos de tecnologia de nível intermediário (40%) e de nível de entrada (37%), à medida que certas habilidades e capacidades se tornam mais ou menos relevantes.
A ética da IA, IA responsável, engenharia rápida, alfabetização em IA e arquitetura de modelos de linguagem grande (LLM) são esperados para aumentar em importância nesta nova era, enquanto a gestão tradicional de dados, criação de conteúdo, manutenção de documentação, programação básica e idiomas, e informações de pesquisa se tornarão menos relevantes.
Por isso, o relatório diz que habilidades críticas são necessárias em todos os empregos de TI, incluindo alfabetização em IA, análise de dados e engenharia rápida. Por isso, o consórcio está buscando capacitar os trabalhadores para se reciclarem e se aprimorarem.
Essa análise abrangente fornece insights sobre o impacto da IA nos empregos de tecnologia, já que o Consórcio de Força de Trabalho Habilitada por IA é composto por alguns dos principais nomes da indústria — Cisco, Accenture, Eightfold, Google, IBM, Indeed, Intel, Microsoft e SAP — com aconselhamento da Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO), Chain5, Sindicato dos Trabalhadores de Comunicações da América (CWA), DigitalEurope, Associação Europeia de Formação Profissional (EVTA), Khan Academy e SMEunited.
Para produzir o relatório, o consórcio examinou o impacto da IA em 47 funções de TI em sete grupos de trabalho: negócios e gestão, cibersegurança, ciência de dados, design e experiência do usuário, infraestrutura e operações, desenvolvimento de software e teste e garantia de qualidade.
Francine Katsoudas, diretora de pessoas, política e propósito na Cisco, empresa líder do consórcio, disse: “A IA representa uma oportunidade sem precedentes para a tecnologia beneficiar a humanidade de todas as formas, e precisamos ser intencionais em garantir que as pessoas não sejam deixadas para trás.”
Katsoudas explicou que “em todas as empresas membros do consórcio, assumimos a responsabilidade coletiva de treinar e aprimorar 95 milhões de pessoas nos próximos 10 anos. Ao investir em um roteiro de longo prazo para uma força de trabalho inclusiva, podemos ajudar todos a participar e prosperar na era da IA.“
Em detalhes, os membros do consórcio fizeram os seguintes compromissos de treinamento:
- Cisco: Treinar 25 milhões de pessoas em cibersegurança e habilidades digitais até 2032
- IBM: Treinar 30 milhões de pessoas até 2030 em habilidades digitais, incluindo 2 milhões em IA até o final de 2026
- Intel: Treinar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades em IA para empregos atuais e futuros até 2030
- Microsoft: Treinar e certificar 10 milhões de pessoas em habilidades digitais até 2025 (um objetivo que diz ter superado um ano antes do previsto)
- SAP: Aperfeiçoar as habilidades de 2 milhões de pessoas em todo o mundo até 2025
- Google: Fornecer mais de US$ 130 milhões em financiamento para apoiar treinamento e habilidades em IA para pessoas nos EUA, Europa, África, América Latina e APAC
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