Em comemoração ao 40 anos da linha, Sony anuncia nova versão do Walkman

Em julho o Walkman, produto revolucionário lançado pela Sony em 1979, completou 40 anos. Em comemoração a essa data significativa a gigante japonesa anunciou na IFA 2019 uma nova versão do player, que traz o design do clássico Walkman TPS-L2 juntamente com tecnologias do dia de hoje: tela sensível ao toque de 3,6 polegadas, sistema Android, conexão Wi-Fi e Bluetooth, 16 GB de armazenamento interno, expansível via microSD, NFC, carregamento via cabo USB-C e compatibilidade com o codec  LDAC para reprodução HiRes. O conector P2 (3,5mm) também está presente.

A companhia também destaca que essa nova versão high-tech do Walkman conta com  processador DSEE HX, que atua recuperando as perdas de formatos de audio de compressão com perdas (exemplo do MP3), e o amplificador  S-Master HX. A bateria do player garante entre 11 e 26 horas de operação, dependendo do modo em uso e dos formatos utilizados para os arquivos.

O dispositivo, batizado de NW-A100TPS, suporta diversos formatos de áudio, como MP3, AAC, Flac, WMA, HE-AAC além de também poder ser utilizado para acessar serviços de streaming. Para reforçar o aspecto nostálgico, a Sony incluiu uma característica bem interessante, uma animação na tela que lembra o efeito de uma fita cassete em funcionamento.  Um logo, simbolizando os 40 anos de lançamento da linha Walkman, está posicionado na parte traseira.

Além dessa versão especial, mais indicada para colecionares, a Sony revelou as versões NW-A105 e NW-ZX507, do Walkman. Eles carregam praticamente as mesmas especificidades técnicas do modelo comemorativo.

Walkman

walkman

O Walkam foi lançado pela Sony no dia 01 de julho de 1979. Ao longo desses 40 anos foram vendidos mais de 400 milhões de unidades.

A primeira versão foi a TPS-L2, com seu emblemático design quadradão e o esquema de cores azul-prata. No entanto, a versão mais popular foi WM-D6C, lançado em 1984. Essa versão oferecia uma qualidade de áudio superior.

Essa característica do refinamento na qualidade da reprodução permaneceu ao longo da série, mesmo após o abandono das fitas cassetes. A marca Walkman resistiu ao tempo. Sua versão mais recente é a NW-ZX2, lançada em 2015. Uma de suas características é o suporte a reprodução de áudio lossless (sem perdas). Até uma versão banhada a ouro foi lançada pela Sony.

A Sony também utilizou a marca Walkman para fazer bombar seu mercado de smartphones. Como ficou provado com o revisionismo histórico, foi um tremendo acerto da Sony apostar em um produto que permitiu alavancar o contato com a música em qualquer lugar. No entanto, foi preciso uma boa dose de ousadia e convencimento dos que apostaram desde o início no projeto para que o Walkman chegasse ao mercado, já que não era uma unanimidade na Sony.

O grande responsável por propagar a importância de colocar o player no mercado foi  Akio Morita, co-fundador da Sony. Outros executivos contestavam o lançamento. Morita resolveu acreditar neste toca-fita projetado Nobutoshi Kihara, que era coordenador do setor de áudio da empresa.

O parceiro de Morita, na criação da Sony, Masaru Ibuka, também teve papel fundamental para o desenvolvimento do Walkman, aliás, ele pode ser considerado o primeiro executivo da companhia a levantar a bola para a criação de um player portátil – inicialmente não para um produto comercial e sim para ansiar seus próprios desejos. Ibuka queria ouvir música com fones durante suas viagens ao exterior. Ele solicitou que a equipe de engenharia da Sony criasse uma versão portátil do Sony TC-D5.

3049075w740
Akio Morita (à esquerda) e Masaru Ibuka (à direita)

Em seus primeiros anos a marca variou de acordo com a região. O Walkman nos Estados Unidos era conhecido como Soundabout, no Reino Unido era Stowaway e Freestyle na Austrália.

Assim como em tantos outros países, no Brasil o Walkman foi um simbolo, um objeto que representava a modernidade daqueles que o utilizavam. Andreias Pavel, nascido na Alemanha, e criado no Brasil, travou uma tremenda batalha judicial para ser reconhecido como o real inventor do primeiro toca-fitas portátil da história, o Stereobelt, desenvolvido por Pavel em 1972. Em 2004, a Sony firmou um acordo com o inventor germano-brasileiro, repassando-o R$ 30 milhões.

Preço e disponibilidade

Os novos Walkman estarão disponíveis em novembro. Os preços serão os seguintes:

  • NW-A105: 350 euros
  • NW-A100TPS: 440 euros
  • NW-ZX507: 830 euros
Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!