O Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, anunciou recentemente que irá adicionar anúncios nos resultados das buscas feitas pelos usuários. Seguindo o mesmo modelo do Google e Bing, os resultados das buscas envolvendo estabelecimentos comerciais e conteúdos terão anúncios pagos.
A medida é uma forma de aprimorar a monetização da plataforma e tornar a rede social mais rentável. Com o aumento da concorrência em diversos setores, a inclusão de anúncios é uma estratégia comum para as empresas manterem seus negócios viáveis e garantirem a sobrevivência no mercado.
Leia também
Como recuperar mensagens apagadas do Instagram
Instagram faz vista grossa para anúncios de golpistas
Dois novos tipos de anúncios
Na prática, a nova modalidade de anúncios funcionará assim. Suponhamos que o usuário pesquise por churrascarias. Além de mostrar os perfis de churrascarias na cidade, o Instagram também mostrará algum anúncio de um estabelecimento do tipo.
No entanto, a questão que fica no ar é como o Instagram fará com que os anúncios sejam relevantes e assertivos. Vale lembrar que a política de privacidade da Apple afeta o segmento de anúncios da empresa, prejudicando a efetividade das propagandas. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, já reclamou publicamente que os anúncios em suas redes e em todas as outras ficaram “ruins” após as atualizações da Apple.
Além dos anúncios em resultados de busca, o Instagram também criou uma nova forma de propaganda, chamada de “Reminder Ads”. Essa ferramenta permite ao usuário ativar uma notificação para algum produto anunciado por uma marca. O recurso será útil para marcas que querem anunciar eventos, como lançamentos de novos produtos ou séries de TV, por exemplo.
O Instagram até usou como exemplo o canal Starz. Em uma propaganda veiculada no Instagram, o canal anuncia a nova temporada da série The Walking of the Dead. Nessa nova modalidade de anúncio o usuário pode clicar para receber um lembrete. Assim, no dia e na hora que a série começar, o Instagram enviará uma notificação para o usuário.
O objetivo do Instagram é tornar sua plataforma mais atraente para os anunciantes e, consequentemente, gerar mais receita. A empresa já vem adicionando cada vez mais anúncios em diferentes áreas, como a aba Explorar, Reels, Stories e perfis de usuários.
Anúncios são essenciais para qualquer rede social
Embora os anúncios possam ser vistos como uma interrupção indesejada para alguns usuários, é importante lembrar que eles são essenciais para a sobrevivência das redes sociais e de outras empresas. É por meio da publicidade que muitas marcas conseguem alcançar seu público-alvo e promover seus produtos e serviços.
Além disso, vale a pena lembrar que ninguém paga nada para usar o Instagram. No entanto, manter toda a estrutura de servidores rodando e o desenvolvimento de novas funcionalidades custa dinheiro. E esse dinheiro vem justamente da veiculação de publicidade.
A nova medida do Instagram ainda está em fase de testes, mas a previsão é de que ela seja lançada globalmente nos próximos meses. É uma mudança importante para a plataforma e para as marcas que buscam promover seus negócios na rede social.
Deixe seu comentário