Dropbox está de cara nova e ganha inteligência artificial para melhorar usabilidade

Dropbox está de cara nova e ganha inteligência artificial para melhorar usabilidade

Na última quarta-feira (11), o Dropbox, um conhecido serviço de armazenamento em nuvem, lançou novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial (IA) com o objetivo de aprimorar a usabilidade da plataforma.

As novidades incluem o Dropbox Dash, uma interface web repaginada, e o Dropbox Studio, uma ferramenta para administrar projetos de vídeo. Nos próximos parágrafos eu dou mais detalhes sobre todas as novidades anunciadas pelo Dropbox.

Leia também
Guia completo: Veja qual o melhor serviço de armazenamento em nuvem para você
Como a computação em nuvem pode impulsionar o funcionamento dos streamings e das transmissões em geral

Dropbox Dash turbinado com inteligência artificial

Em um comunicado oficial, a companhia esclarece que o Dash está em estágio beta e oferece uma busca universal impulsionada por IA. Isso permite que os usuários localizem todas as ferramentas, apps e conteúdos através de uma única barra de pesquisa, centralizando os resultados.

Você pode interagir com a barra de pesquisa usando linguagem natural. Isso é possível graças ao novo recurso de IA generativa, chamado de Dropbox AI. Este adicional tem a capacidade de esclarecer dúvidas sobre documentos armazenados na nuvem e resumir extensos arquivos de textos, vídeos e slides.

A inteligência artificial integrada na barra de busca consegue reconhecer o tema de cada arquivo armazenado e interage de forma orgânica com as questões do usuário. Atualmente, essa funcionalidade está em estágio preliminar de teste para um número restrito de usuários.

Outro recurso citado pela empresa é a capacidade de fazer buscas em documentos que estejam salvos em outras plataformas, tais como Evernote, Slack, Trello e até Spotify. Para fazer essas buscas externas, no entanto, é preciso que as contas estejam linkadas no Dropbox.

Interface web redesenhada e editor de vídeo integrado

Dropbox redesign

A versão para navegadores foi atualizada com ícones simplificados e um layout mais claro. A nova interface foi pensada para simplificar e agilizar a experiência do usuário. O objetivo da plataforma com essa mudança é simplificar os fluxos de trabalho, permitindo que empresas encontrem o que precisam com facilidade.

O redesign do Dropbox, que por enquanto é válido apenas para os computadores, já foi lançado. No entanto, ele será liberado gradualmente para os usuários. Portanto, não se assuste se você abrir a sua conta e se deparar com a interface antiga.

Pesquisa da ferramenta vai ganhar recursos de IA em breve (Imagem: Reprodução/Dropbox)

A função Dropbox Studio incorpora recursos de edição de vídeo diretamente na plataforma. Os usuários podem escolher entre vários modelos customizáveis, otimizados para plataformas como Instagram e TikTok, e utilizar uma interface que se assemelha a programas como Capcut.

É possível também cortar partes do vídeo que contêm palavras específicas e suprimir ruídos ou sons indesejados de forma ágil. Existe uma fila de espera para experimentar o recurso no site experience.dropbox.com.

Novos planos de assinatura

O Dropbox anunciou também três novos pacotes de assinatura voltados para o mercado corporativo: Dropbox Essentials, Dropbox Business e Dropbox Business Plus.

Esses planos foram criados para atender a uma variedade de necessidades, desde usuários individuais até grandes corporações, com diferentes níveis de recursos e custos.

Os valores dos planos começam em 9 euros (aproximadamente R$ 48 na conversão atual) para o plano mais simples e podem chegar a 20 euros (cerca de R$ 120) para o mais avançado, com opção de pagamento anual.

Dropbox procura se reinventar para brigar com gigantes do setor

Dropbox launches its new AI-powered search engine for files - Neowin

Com mais de 700 milhões de usuários e 15,83 milhões de assinantes pagantes, o Dropbox é um dos líderes no setor de armazenamento em nuvem. A empresa compete com grandes nomes como Google Drive, Microsoft OneDrive, Apple iCloud e Amazon Drive, que têm soluções integradas em seus respectivos ecossistemas.

O investimento do Dropbox em funcionalidades de IA tem como objetivo não apenas aumentar a produtividade e segurança dos usuários, mas também se destacar em relação aos concorrentes.

Além disso, a empresa está expandindo suas ofertas em outras áreas, como ferramentas de colaboração (Dropbox Paper), assinaturas digitais (HelloSign) e gestão de tarefas (Dropbox Spaces).

Fonte: Dropbox

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X