Segundo memorando interno, obtido pelo IGN, a Microsoft realizou um novo corte de postos de trabalho em sua divisão de games. Foram demitidas 650 pessoas. Somado aos 1,9 mil colaboradores dispensados no início do ano chegamos ao total de 2.550 demissões entre janeiro e setembro de 2024.
O corte de 650 postos de trabalho representa um enxugamento de 3% da forca trabalho global da Microsoft. O comunicado interno divulgado em relação ao assunto, assinado por Phil Spencer, destaca que os cortes afetarão principalmente os funcionários que atuam diretamente em funções corporativas e de suporte.
No comunicado, Spencer também frisou que as demissões não resultarão no cancelamento de games ou no fechamento de estúdios.
Confira abaixo o comunicado na íntegra:
No ano passado, nosso objetivo foi minimizar a interrupção, ao mesmo tempo em que acolhe novas equipes e permite que elas façam o seu melhor trabalho. Como parte do alinhamento da nossa estrutura de equipe pós-aquisição e da gestão de nossos negócios, tomamos a decisão de eliminar aproximadamente 650 funções em toda a Microsoft Gaming – principalmente funções corporativas e de suporte – para organizar nossos negócios para o sucesso a longo prazo.
Sei que é uma notícia difícil de ouvir. Estamos profundamente gratos pelas contribuições dos nossos colegas que estão a aprender que são afetados. Nos EUA, estamos apoiando-os com pacotes de saída que incluem indenização, serviços de saúde estendidos e outplacement para ajudar na transição; fora dos EUA, os pacotes serão diferentes de acordo com a localização.
Com essas mudanças, nossas equipes e recursos corporativos e de suporte estão alinhados para um crescimento futuro sustentável e podem apoiar melhor nossas equipes de estúdio e unidades de negócios com programas e recursos que podem escalar para atender às suas necessidades. Separadamente, como parte da gestão do negócio, há alguns impactos para outras equipes à medida que se adaptam às prioridades de mudança e gerenciam o ciclo de vida e o desempenho dos jogos. Nenhum jogo, dispositivos ou experiências estão sendo cancelados e nenhum estúdio está sendo fechado como parte desses ajustes hoje.
Ao longo da história da nossa equipe, tivemos grandes momentos e tivemos momentos desafiadores. Hoje é um dos dias desafiadores. Eu sei que passar por mais mudanças como essa é difícil, mas mesmo nos momentos mais difíceis, essa equipe conseguiu se unir e mostrar um ao outro cuidado e bondade enquanto trabalhamos para continuar entregando nossos jogadores. Agradecemos seu apoio enquanto navegamos nessas mudanças e agradecemos sua compaixão e respeito um pelo outro.
Phil