Durante um evento promovido pela Associação Nacional Chinesa de Indústria e Comércio, Mark Liu, diretor da TSMC, enfatizou o papel da NVIDIA como líder no mercado de semicondutores em 2023. Ele atribuiu este sucesso ao progresso da empresa em inteligência artificial (IA).
Na sua apresentação, cujo título é “TSMC na Era da Inteligência Artificial”, Liu realçou não só o crescimento da NVIDIA, apoiado em dados financeiros, mas também a tensão entre EUA e China no setor de chips. Esta rivalidade tem impactado globalmente, aumentando preocupações de segurança e retardando o avanço tecnológico.
Leia também
NVIDIA está oferecendo 3 meses grátis de PC Game Pass na compra de uma RTX 40
GeForce Store: loja oficial da NVIDIA chega ao Brasil
NVIDIA possui números expressivos
O chairman da TSMC disse que a NVIDIA já é a maior empresa no ramo de semicondutores já em 2023, superando inclusive nomes como a Intel e a própria TSMC. A empresa reportou recentemente uma receita recorde de US$ 18,12 bilhões para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2023.
Este aumento significativo nos ganhos, que representa um salto de 206% em comparação com o mesmo período do ano anterior, é atribuído principalmente aos avanços da empresa em inteligência artificial (IA), incluindo vendas de processadores, servidores, GPUs, além do NVIDIA AI Enterprise e outros serviços.
E por falar em vendas de hardware para IA, a NVIDIA registrou vendas expressivas no terceiro trimestre de 2023, com mais de 500 mil GPUs H100 destinadas a servidores de IA. Este número elevado se deve, em grande parte, a compras significativas feitas por gigantes da tecnologia como Meta e Microsoft, cada uma adquirindo 150 mil unidades.
Outras grandes empresas como Amazon, Google, Oracle, Tencent, Tesla, Alibaba e ByteDance (TikTok) também contribuíram significativamente para este total, encomendando grandes quantidades dessas GPUs
TSMC avança nos seus processos de litografia
O executivo da TSMC também comentou sobre as recentes expansões das fábricas da empresa ao redor do mundo, salientando a eficiente comunicação com sindicatos americanos e a excelência dos engenheiros japoneses. A TSMC opera em vários locais, incluindo Estados Unidos, Alemanha, China, Japão e Taiwan.
É importante frisar que a TSMC se destaca como uma das principais produtoras de semicondutores globais, com destaque em tecnologias de litografia. Em um evento anterior, foi anunciado que a empresa planeja introduzir novidades nas litografias de 3 nm e 2 nm até 2024.
Fonte: TrendForce
Deixe seu comentário