Diretor Christopher Nolan diz que não usa smartphone e nem e-mail; entenda o porquê

Diretor Christopher Nolan diz que não usa smartphone e nem e-mail; entenda o porquê

Christopher Nolan é um diretor de cinema, roteirista e produtor britânico que coleciona sucessos como A Origem, Interestelar, Batman: O cavaleiro das trevas, Dunkirk, e outros, sendo assim o dos diretores mais bem sucedidos de Hollywood atualmente.

Talvez um dos grandes segredos de Nolan seja não se deixar distrair durante o seu trabalho e se envolver com unhas e dentes, e para isso ele tomou uma decisão que pode ser até mesmo vista como drástica por uns, mas compreensível por outros: se afastou o máximo possível da internet.

Leia também:

92 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas pelo telefone celular, aponta pesquisa
Jovens nos EUA estão optando por celular “tijolão” dos anos 2000 para fazer detox digital

Evitando distrações com a internet

Christopher Nolan

Nolan está em alta nos últimos dias já que hoje é a estreia de um dos seus filmes no cinema, Oppenheimer, e uma das suas entrevistas de divulgação do longa aconteceu para o The Hollywood Reporter, ao lado de Cillian Murphy, Emily Blunt e Matt Damon que são atores do filme.

Durante essa entrevista, ele revelou que não anda com um smartphone, não vê seus emails (pede para que seu assistente faça essa tarefa) e escreve os seus roteiros em um computador sem conexão com a internet.

“Meus filhos provavelmente diriam que sou um ludita completo. Na verdade, eu resistiria a essa descrição. Acho que a tecnologia e o que ela pode oferecer é incrível. Minha escolha pessoal é sobre como me envolver.”

Segundo Nolan, a tecnologia não é exatamente uma coisa ruim e ele não é avesso a isso, porém gosta de manter a distância principalmente na hora de trabalhar para evitar que isso seja uma distração. O que é totalmente compreensível.

“Se estou gerando meu material e escrevendo meus próprios roteiros, ficar em um smartphone o dia todo não seria muito útil para mim”

Inclusive ele gosta de se envolver por completo em todas as etapas, como nos velhos tempos, e até mesmo na hora de enviar os roteiros aos atores prefere algo mais pessoal e palpável. Por isso, ao invés de enviar os roteiros por email, ele prefere entrega-los pessoalmente.

Christopher Nolan

O cineasta de 52 anos revelou ao The Hollywood Reporter que pegou um avião até a Irlanda para entregar o roteiro de Oppeheimer diretamente para Cillian Murphy e até mesmo ficou esperando que o ator lesse o roteiro por completo.

“As pessoas dirão: ‘Por que você trabalha em segredo?’ Bem, não é segredo, é privacidade. É poder tentar coisas, cometer erros, ser o mais aventureiro possível. E poder sentar com alguém que acabou de ler o que você escreveu e dar sua opinião sobre isso. , veja como eles se conectam com isso de uma forma muito humana, cara a cara.”

Christopher Nolan segue esse ritmo há muito tempo

Christopher Nolan

E isso não é atual, não foi algo que ele decidiu há pouco tempo. Nolan inclusive já falou sobre essa sua escolha de se manter afastado da tecnologia e da internet em outras ocasiões. Em 2020, durante uma entrevista para a revista People, ele revelou que não usava smartphone e sim um celular flip antigo para evitar de entrar na internet quando estivesse entediado.

“Sim, é verdade. É verdade que não tenho smartphone. Eu tenho um pequeno telefone flip que levo comigo de vez em quando. Sou facilmente distraído, então não quero ter acesso à internet toda vez que estou entediado. Eu penso muito nesses momentos intermediários que as pessoas agora preenchem com atividades online, então isso me beneficia. Quando estou trabalhando, estou cercado por, quero dizer, todo mundo tem um telefone. Não posso me esconder, então é muito fácil entrar em contato comigo quando estou trabalhando.”

Ele também já tinha falado sobre não ser muito fã de comunicações por email também, na mesma entrevista.

“E e-mail, nunca estive particularmente interessado em me comunicar com as pessoas dessa maneira. Eu prefiro apenas ligar para as pessoas de um telefone fixo. Então sim, quero dizer, todo mundo encontra sua própria maneira de se comunicar com as pessoas e lidar com as coisas.”

Outro momento em que ele deixou isso muito claro foi em 2014, para um artigo do The New Tork Times, quando já tinha informado que não tinha um endereço de email pessoal, e que era o seu assistente que cuidava dos emails de trabalho e precisava imprimi-los para que Nolan tivesse acesso e pudesse lê-los.

Oppenheimer, o novo filme de Christopher Nolan estreia hoje nos cinemas

O novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer, é baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer.

Ele se passa durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha a vida do físico teórico da Universidade da Califórnia, J. Robert Oppenheimer, que também era diretor do Laboratório de Los Alamos durante o projeto Manhattan, que tinha como missão projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

No filme, será possível acompanhar e entender como o físico, ao lado de outros cientistas, vieram a desenvolver a bomba atômica que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

O elenco conta com grandes nomes como Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.

Fonte: The Hollywood Reporter

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X