A grande proposta da nova atualização da API DirectX é melhorar ainda mais o desempenho com um pequeno consumo de energia. Durante uma demonstração do Surface Pro 3 equipado com um chip intel HD 4400 utilizando o DirectX 12, houve uma economia de 50 % no conumo de energia. O teste foi feito utilizando uma renderização de 50 mil figuras por quadro, com uma combinação entre cálculos de vértices constantes e texturas. Para dar o veredito, foi feito um comparativo entre o DirextX 11 e o 12.
Nos testes, a Intel travou as taxas de frames processadas pelo DirectX 11 por um instante e alternou para o DirectX 12; as renderizações das duas APIs foram feitas durante o mesmo período de tempo. Foi através desses testes que ficou clara a redução do consumo elétrico em relação às duas versões do DirectX.
A versão 12 do DirectX apresenta resultados melhores devido ao compartilhamento dos dados entre os vários núcleos da GPU e, além da redução do consumo elétrico, a interface faz com que o componente produza menos calor.
A grande maioria das placas com suporte a DirectX 11 serão compatíveis com o DirectX 12. Os primeiros jogos produzidos com essa interface devem chegar ao mercado em 2015.