Indiscutivelmente, não ter uma alternativa sólida, em termos de SO para o mercado de dispositivos móveis, é uma coisa que incomoda demais a Microsoft. Bill Gates já afirmou em entrevista que a derrota para o Android é o seu grande erro de gestão. No ano passado, o CEO da companhia, Satyna Nadella admitiu que o negócio móvel da empresa poderia ser melhor administrado.
O fato é que a Microsoft acabou fracassando e deixando de lado o seu próprio sistema para celulares, e até retornou com um smartphone, em 2019, o Surface Duo, que rodava justamente o sistema que assombrou Gates, o Android.
Marcou época a lendária parceria da Microsoft com a Nokia, que resultou na famosa linha de aparelhos Lumia. Aliança que juntou uma tradicional fabricante de aparelhos com uma tradicional desenvolvedora de software. A Microsoft chegou a comprar a divisão de celulares da Nokia em 2013, vendeu três anos depois.
Alguns Windows Phone fizeram extremo sucesso, como o Lumia 520, 720 e até mesmo o 1020, que chacoalhou o mercado com sua câmera de 41 MP.
O último modelo categorizado como Windows Phone, o Lumia 650, foi lançado no já distante ano de 2016. Como seria o sistema mobile da Microsoft caso seguisse no mercado até hoje? E levando em consideração as próprias novidades de hoje, como o CoPilot? Bom, o designer Proloy Karmakar imaginou isso.
A cara do Windows Phone em 2024
Em sua conta no X, o designer compartilhou diversas imagens que representam qual é a sua visão para o sistema da Microsoft caso ele ainda tivesse por aí. Uma das principais marcas visuais do sistema seguiria, o famoso design com blocos, elemento que também remete ao Windows 8.
Hey everyone! Ever wondered what Windows Mobile would look like in 2024? I’ve reimagined it, and it’s more innovative than ever! Check out the figma community link in the end
A Thread pic.twitter.com/uQc2P6YaHG
— Proloy Karmakar (@proloyoncloud) June 21, 2024
Dentre esses blocos, podemos ver alguns elementos associados diretamente ao universo Windows, como o o Defender, para cuidar da parte de segurança, que inclusive está disponível para Android e iOS, além da Microsoft Store, e até mesmo a IA CoPilot.
Tela inicial, deslize para a esquerda para visualizar o seu feed, e arraste para cima para abrir a gaveta de apps.
Tela de bloqueio com acesso rápido ao Copilot
Painel de notificações
Área de configurações
Gerenciador de arquivos
Controle de volume e outras configurações de som
Tela da área de ligação
Segundo o designer em sua página no Figma, a aparência foi inspirada nos princípios de design do Windows 11. “Uma mistura de animações fluidas, interfaces de usuário elegantes e recursos inovadores projetados para aumentar a produtividade e a experiência do usuário em dispositivos móveis”, diz Karmakar.
Você sente saudade do Windows Phone? O que achou dessa ideia de design? Comente abaixo.