Inúmeros lançamentos num curto espaço de tempo, jogos Triplo A superfaturados, uma base instalada de usuários que muda pouco, São inúmeros os motivos apontados como os responsáveis pelo momento negativo do mercado de games.
Panorama que tem levado a cancelamento de projetos, demissões e fechamento de estúdios. Um enxugamento do mercado. Um cenário desse contribui para que a percepção daqueles envolvidos diretamente nesse segmento tenham uma visão nada otimista sobre o presente e até mesmo o futuro, caso mudanças importantes não entrem em ação
Segundo uma pesquisa realizada pela Game Developer, da qual participaram cerca de 600 estúdios de desenvolvimento de games, 59% acreditam que a indústria está em uma situação ruim, apenas 13% consideram que é um bom momento.
O olhar sobre o que está por vir também não é nada animador para boa parte dos que participaram da entrevista. 49% acreditam que as condições seguirão as mesmas pelos próximos 6 meses. 19% acreditam que irá piorar. Um olhar mais otimista foi registrado por 25%, que acreditam numa evolução.
Qual o principal motivo dessa crise?
Para 61% dos entrevistados, o principal problema são as expectativas irrealistas de investidores, enquanto 58% acreditam que tudo se deve a uma má gestão. Outros fatores mencionados são: custo de desenvolvimento (41%), a concorrência (22%), alto custo de marketing (21%), falta de inovação (13%), outras mídias (10%) e demanda do consumidor (2%).
Abaixo da meta e pressão cada vez mais elevada
A pesquisa também revela que 48% dos funcionários, que trabalham em tempo integral, ficaram abaixo das projeções do que a empresa buscava, e que 40% sentem que estão apenas num ponto de equilíbrio. Apenas 13% conseguiram exceder a meta
33% já projetam que não conseguirão dar conta das metas estabelecidas antes do fim do trimestre, em 30 de junho. 43% acham que encontraram um equilíbrio.
Demissões
Alguns levantamentos apontam que em 2024 já foi superada a marca de 10 mil demissões. Portanto, em apenas 6 meses o número de demissões alcançou o mesmo limiar de 2023 inteiro, que o mesmo número de cortes de postos de trabalho.
Em março, ao comentar sobre demissões da divisão Xbox, Phil Spencer citou a falta de crescimento como um fato crucial.
“E quando você tem uma indústria que está projetada para ser menor no próximo ano em termos de jogadores e dólares, e várias empresas de capital aberto que estão na indústria precisam mostrar crescimento aos seus investidores, por que mais alguém teria uma ação de alguém se não vai crescer?, afirmou o chefe da divisão Xbox.
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