A partir de agora, desenvolvedores independentes podem criar seus próprios widgets para o Windows 11. A Microsoft lançou o Windows App SDK 1.2. Com esta nova versão, os desenvolvedores de software poderão desenvolver suas próprias features para a barra lateral do Windows 11. Dessa forma, a lista de widgets do sistema operacional ficará mais recheada.
A novidade, no entanto, ainda está em fase de testes e foi liberada apenas para os membros do programa Windows Insider.
Leia também
Quais são as diferenças entre o Windows 11 Pro e o Home?
Bloco de Notas recebe suporte para guias no Windows 11
Facebook Messenger é o primeiro app a contar com widgets para Windows 11
Caso você queira experimentar a novidade, deve instalar a compilação 25284. Ela está sendo liberada no canal Dev do programa Windows Insider. O principal destaque dessa compilação é mesmo o Windows App SDK 1.2.
Agora o Windows 11 se aproxima mais ainda do macOS, que já permite que desenvolvedores de apps independentes criem seus próprios widgets para o sistema operacional.
O primeiro programa a contar com um widget para o Windows 11 é o Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook. A versão mais recente do aplicativo de mensagens da Meta permite que os usuários incluam um widget no Windows 11. O widget permite ver prévias das últimas mensagens recebidas. É como se fosse uma notificação do aplicativo no Android, só que dessa vez, na barra lateral do Windows 11.
Para testar a novidade, além de estar usando a compilação 25284, o usuário deve atualizar o Facebook Messenger na Microsoft Store. Depois disso, é só acessar o quadro de widgets, clicar no ícone “+” e adicionar o Messenger dentre as opções. Simples assim.
App Vincular ao Celular também pode ser usado como widget
Outro aplicativo que também já pode ser usado como um widget no Windows 11 é o Vincular ao Celular. Mas este é um aplicativo nativo do Windows e não um programa desenvolvido por terceiros.
É possível incluir um widget do aplicativo Vincular ao Celular a partir da versão 1.23011.73.0 do mesmo. O widget do programa fornecerá dados referentes ao celular que está pareado. Dentre elas os usuários poderão ver as últimas ligações, mensagens e notificações recebidas.
É interessante ver essa tentativa da Microsoft de resgatar os Widgets no Windows. Lembro que a primeira vez que a Gigante de Redmond tentou algo similar foi com o Windows Vista. Os widgets eram bem bonitos, pena que consumiam muitos recursos do computador. A Microsoft manteve os widgets no Windows 7, mas acabou desistindo da ideia a partir do Windows 8. Agora ela retoma a tentativa com o Windows 11.
Fontes: Microsoft via Gizmochina
Deixe seu comentário