Desenvolvedor consegue fazer o ChatGPT rodar no Windows 3.1

Desenvolvedor consegue fazer o ChatGPT rodar no Windows 3.1

O ChatGPT está começando a chegar a outros lugares, mas ninguém esperava que um desses lugares fosse a versão Windows 3.1 do sistema operacional da Microsoft.

Acontece que um desenvolvedor misterioso que já está acostumado a trazer algumas das modernidades para essa versão mais antiga do SO levou a sério o projeto e conseguiu trazer um programa chamado WinGPT que roda nessa versão com o ChatGPT.

Leia também:

Essa é uma bicicleta elétrica com ChatGPT integrado
Conheça 7 alternativas ao ChatGPT

ChatGPT no Windows 3.1 não lembra das conversas

ChatGPT

Esse programa é uma versão mais básica do chatbot da OpenAI, claro, já que a versão do Windows em questão não tem quase nenhum recurso. Ainda assim, ele consegue fazer o que se propõe e dá respostas, mesmo que simples.

O desenvolvedor é conhecido apenas como dialupdotnet, que é o seu nome de usuário no Hacker News, e ele não é novo na área, já que consegui há pouco tempo trazer o jogo Wordle também para o Windows 3.1 com o Windle.

“Eu não queria que meu Gateway 4DX2-66 de 1993 ficasse de fora da revolução da IA, então construí um AI Assistant para Windows 3.1, baseado na API OpenAI”

De acordo com ele, cada componente da interface do WinGPT teve que ser construído manualmente por causa das limitações do sistema e sua API. Por isso, ele não contava com algumas opções que são básicas, como por exemplo a de criar uma barra de status.

“Fiquei surpreso ao ver que o conjunto de controles padrão disponíveis para uso por qualquer programa com o Windows 3.1 é incrivelmente limitado. Você tem alguns controles que você esperaria – botões, caixas de seleção, botões de opção, caixas de edição – mas qualquer outro controle que você possa precisar, incluindo aqueles usados ​​no próprio sistema operacional, não está disponível.”

O programa se conecta com o servidor API da OpenAI usando TLS 1.3, então não precisa de outro computador para isso. Como há uma limitação de memória, o WinGPT não lembra das perguntas anteriores, então não dá para criar um diálogo com eles, só perguntas e respostas soltas.

Isso acontece não apenas por falta de memória RAM, mas porque o Windows 3.1 não consegue acessar páginas criptografadas, o que é essencial para uma conversa com o ChatGPT.

ChatGPT

Além disso, ele também desenhou o ícone do programa no Editor de Imagens da Borland, um programa que imita o Paint e é capaz de criar arquivos ICO, deixando o visual bem “vintage” também, para combinar com a versão do Windows.

Fonte: TheVerge e WinGPT

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X