Descubra quais são os aplicativos mais usados pelos brasileiros

Descubra quais são os aplicativos mais usados pelos brasileiros

Hoje em dia temos uma infinidade de opções de aplicativos para diversas tarefas, porém alguns deles conseguem se destacar em seus respectivos campos e se tornam ainda mais conhecidos, principalmente os que oferecem opções de conversas e mensagens e, claro, as redes sociais.

A pesquisa Panorama Mobile Tim/Opinion Box revelou um relatório com informações sobre o uso de aplicativos no Brasil durante os últimos meses, indicando quais deles são os mais usados pelos brasileiros em algumas dessas categorias.

Leia também:

Brasil foi o país com o maior número de ataques de phishing por WhatsApp em 2022
Mercado de streaming no Brasil: Netflix, Spotify e Globoplay lideram

WhatsApp e Instagram são os campeões geral

Em termos gerais, incluindo todos os aplicativos sem separar por categoria, os dois mais usados pelos brasileiros são o Instagram e o WhatsApp. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado online entre os dias 12 e 24 de abril desse ano, tendo 2.069 brasileiros participantes, todos acima de 16 anos e donos de um smartphone.

De acordo com eles, foram respeitadas as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica. A margem de erro é de 2,1 pontos e a pesquisa tem um grau de confiança de 95%, sendo uma das mais conhecidas e respeitadas nesse campo atualmente. No ano passado, o WhatsApp já tinha sido consagrado como principal canal de comunicação aqui no Brasil, presente em 86% dos negócios no país.

Esse ano, tanto ele quanto o Instagram tiveram um crescimento significativo em relação a pesquisa anterior, realizada há 6 meses. O WhatsApp cresceu 5%, saindo de 54% de presença na tela inicial dos smartphones do Brasil para 59%. Um marco, já que esse foi o maior percentual que a pesquisa já registrou desde que foi iniciada há 8 anos.

aplicativos

O Instagram também cresceu bastante, saindo de 46% da presença nas telas dos smartphone nacionais para 55%, ou seja, um crescimento de 9%. Esse também é um marco porque é a primeira vez que ele se destaca tanto e surge no radar de popularidade da pesquisa. Isso mostra o quanto a Meta parece estar mesmo em alta por aqui (e em muitos outros países), já que ambos os aplicativos pertencem a ela.

“O WhatsApp não é mais o único superapp do Brasil. Ele agora conta com a companhia do Instagram. Os dois são os únicos aplicativos presentes na homescreen de mais da metade dos smartphones brasileiros.”

Além de serem confirmados como aplicativos mais usados e mais presentes na tela inicial dos brasileiros, eles também ficam na frente no quesito “aplicativos mais abertos”, o que faz sentido. O WhatsApp é o líder, com 53% de aberturas no celular a cada dia, enquanto o Instagram segue em segundo lugar com 21%.

Porém, quando se analisa o tempo gasto em cada aplicativo, o Instagram toma a frente, passando todos os outros, inclusive o WhatsApp, que fica em segundo lugar. Nesse caso, a rede social conta com 36% do tempo gasto em aplicativos a cada dia, enquanto o WhatsApp é de 29%.

E o WhatsApp volta a liderança sendo o aplicativo considerado mais importante pelos entrevistados. Quando feita a pergunta “E se você só pudesse ter um app em seu celular, qual seria?”, 50% deles revelaram que escolheriam o mensageiro. Já 15% escolheram o Instagram.

aplicativos

Netflix e Spotify são os aplicativos líderes no streaming

Em relação ao streaming no Brasil, a pesquisa revela que esse segmento está em platô, ou seja, não houve quase nenhuma mudança da última pesquisa para essa, e os líderes continuam sendo a Netflix e o Spotify.

Segundo eles, pela primeira vez não houve aumento no percentual de brasileiros com smartphones que assinam serviços de streaming. No caso de streaming de música, a proporção ficou estável, com 38% igual do ano passado. Já no streaming de filmes e séries ainda houve uma pequena queda de 2 pontos percentuais, que está dentro da margem de erro, saindo de 66% para 64%.

Eles também relataram que houve um aumento de 38% para 43% de pessoas que pagam por apenas um serviço de streaming. Ou seja, com tantas opções de streaming existentes no Brasil hoje em dia, as pessoas estão passando a escolher seus favoritos e se concentrar apenas neles.

aplicativos

Nesse caso os líderes são a Netflix e a Amazon Prime, com 88% e 44% do mercado respectivamente. Atualmente a Netflix está começando a cobrar pelo compartilhamento de contas entre pessoas que moram em casas diferentes, e mesmo que isso tenha começado há poucos dias, já é possível notar uma queda de assinantes da plataforma. Então pode ser que essa liderança esteja em risco ou que a Amazon acabe se aproximando ainda mais.

O ranking ficou:

  1. Netflix (82%)
  2. Amazon Prime Video (44%)
  3. Disney+ (23%)
  4. HBO Max (23%)
  5. Globoplay (20%)
  6. Star+ (15%)
  7. Paramount+ (5%)
  8. Outros (7%)

Já em relação ao streaming de música, o Spotify segue campeão de escolha, priorizado por 63% dos entrevistados. O Deezer chega em segundo lugar, com 11% do total, uma diferença bastante significativa.

  1. Spotify (64%)
  2. Deezer (11%)
  3. Amazon Music (8%)
  4. YouTube Music (5%)

Quando o assunto é Podcast, o Spotify continua como líder com 32%, porem em segundo lugar vem o Youtube, com 29%, ou seja, bem pertinho.

Fonte: MobileTime

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X