Hoje em dia temos uma infinidade de opções de aplicativos para diversas tarefas, porém alguns deles conseguem se destacar em seus respectivos campos e se tornam ainda mais conhecidos, principalmente os que oferecem opções de conversas e mensagens e, claro, as redes sociais.
A pesquisa Panorama Mobile Tim/Opinion Box revelou um relatório com informações sobre o uso de aplicativos no Brasil durante os últimos meses, indicando quais deles são os mais usados pelos brasileiros em algumas dessas categorias.
Leia também:
Brasil foi o país com o maior número de ataques de phishing por WhatsApp em 2022
Mercado de streaming no Brasil: Netflix, Spotify e Globoplay lideram
WhatsApp e Instagram são os campeões geral
Em termos gerais, incluindo todos os aplicativos sem separar por categoria, os dois mais usados pelos brasileiros são o Instagram e o WhatsApp. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado online entre os dias 12 e 24 de abril desse ano, tendo 2.069 brasileiros participantes, todos acima de 16 anos e donos de um smartphone.
De acordo com eles, foram respeitadas as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica. A margem de erro é de 2,1 pontos e a pesquisa tem um grau de confiança de 95%, sendo uma das mais conhecidas e respeitadas nesse campo atualmente. No ano passado, o WhatsApp já tinha sido consagrado como principal canal de comunicação aqui no Brasil, presente em 86% dos negócios no país.
Esse ano, tanto ele quanto o Instagram tiveram um crescimento significativo em relação a pesquisa anterior, realizada há 6 meses. O WhatsApp cresceu 5%, saindo de 54% de presença na tela inicial dos smartphones do Brasil para 59%. Um marco, já que esse foi o maior percentual que a pesquisa já registrou desde que foi iniciada há 8 anos.
O Instagram também cresceu bastante, saindo de 46% da presença nas telas dos smartphone nacionais para 55%, ou seja, um crescimento de 9%. Esse também é um marco porque é a primeira vez que ele se destaca tanto e surge no radar de popularidade da pesquisa. Isso mostra o quanto a Meta parece estar mesmo em alta por aqui (e em muitos outros países), já que ambos os aplicativos pertencem a ela.
“O WhatsApp não é mais o único superapp do Brasil. Ele agora conta com a companhia do Instagram. Os dois são os únicos aplicativos presentes na homescreen de mais da metade dos smartphones brasileiros.”
Além de serem confirmados como aplicativos mais usados e mais presentes na tela inicial dos brasileiros, eles também ficam na frente no quesito “aplicativos mais abertos”, o que faz sentido. O WhatsApp é o líder, com 53% de aberturas no celular a cada dia, enquanto o Instagram segue em segundo lugar com 21%.
Porém, quando se analisa o tempo gasto em cada aplicativo, o Instagram toma a frente, passando todos os outros, inclusive o WhatsApp, que fica em segundo lugar. Nesse caso, a rede social conta com 36% do tempo gasto em aplicativos a cada dia, enquanto o WhatsApp é de 29%.
E o WhatsApp volta a liderança sendo o aplicativo considerado mais importante pelos entrevistados. Quando feita a pergunta “E se você só pudesse ter um app em seu celular, qual seria?”, 50% deles revelaram que escolheriam o mensageiro. Já 15% escolheram o Instagram.
Netflix e Spotify são os aplicativos líderes no streaming
Em relação ao streaming no Brasil, a pesquisa revela que esse segmento está em platô, ou seja, não houve quase nenhuma mudança da última pesquisa para essa, e os líderes continuam sendo a Netflix e o Spotify.
Segundo eles, pela primeira vez não houve aumento no percentual de brasileiros com smartphones que assinam serviços de streaming. No caso de streaming de música, a proporção ficou estável, com 38% igual do ano passado. Já no streaming de filmes e séries ainda houve uma pequena queda de 2 pontos percentuais, que está dentro da margem de erro, saindo de 66% para 64%.
Eles também relataram que houve um aumento de 38% para 43% de pessoas que pagam por apenas um serviço de streaming. Ou seja, com tantas opções de streaming existentes no Brasil hoje em dia, as pessoas estão passando a escolher seus favoritos e se concentrar apenas neles.
Nesse caso os líderes são a Netflix e a Amazon Prime, com 88% e 44% do mercado respectivamente. Atualmente a Netflix está começando a cobrar pelo compartilhamento de contas entre pessoas que moram em casas diferentes, e mesmo que isso tenha começado há poucos dias, já é possível notar uma queda de assinantes da plataforma. Então pode ser que essa liderança esteja em risco ou que a Amazon acabe se aproximando ainda mais.
O ranking ficou:
- Netflix (82%)
- Amazon Prime Video (44%)
- Disney+ (23%)
- HBO Max (23%)
- Globoplay (20%)
- Star+ (15%)
- Paramount+ (5%)
- Outros (7%)
Já em relação ao streaming de música, o Spotify segue campeão de escolha, priorizado por 63% dos entrevistados. O Deezer chega em segundo lugar, com 11% do total, uma diferença bastante significativa.
- Spotify (64%)
- Deezer (11%)
- Amazon Music (8%)
- YouTube Music (5%)
Quando o assunto é Podcast, o Spotify continua como líder com 32%, porem em segundo lugar vem o Youtube, com 29%, ou seja, bem pertinho.
Fonte: MobileTime
Deixe seu comentário