Nesta quarta-feira (8) o Google apresentou novidades bem interessantes para o Google Maps. Com o avanço na inteligência artificial, a companhia anunciou uma evolução para o recurso “Immersive View“, que foi apresentado em 2022. A inteligência artificial leva à exploração de áreas no mapa a um outro nível.
Leia também
Google Maps ganha novidades como visão em 3D de grandes cidades
TikTok e Instagram estão se tornando concorrentes do Google Maps
Immersive View recria modelos 3D dos prédios
Com o Immersive View (Visualização Imersiva, em tradução literal), você pode não só ver uma área como se estivesse caminhando por ela, como também ver prédios em modelos 3D altamente realistas, combinando a experiência do Google Earth com a do Street View.
O Google está usando sua inteligência artificial e visão computacional para fundir bilhões de imagens aéreas do Street View e criar modelos digitais precisos dos prédios.
Além da beleza estética dos modelos 3D, o Immersive View também pode exibir informações adicionais, como o clima ou o nível de ocupação de um local. Isso permite uma experiência de navegação ainda mais imersiva e informativa.
Em resumo, a Google está usando a inteligência artificial para tornar a navegação pelo Google Maps mais realista e informativa, o que é emocionante para os usuários e uma prova da evolução da tecnologia.
Aplicações práticas para o Immersive View
O Google ainda ressalta que o Immersive View ajuda a planejar passeios, como uma ida a um museu, parque ou qualquer outra atividade. É possível sobrevoar virtualmente prédios, localizar entradas, checar trânsito e estacionamentos, e visualizar áreas que tendem a atrair muita gente. Além disso, o recurso ainda possui um controle deslizante que permite ao usuário visualizar o local em diferentes horários ou condições meteorológicas.
E os modelos não são só externos, mas também internos! Em muitos prédios, é possível ver o ambiente interno, como se você estivesse lá. Dessa forma, fica fácil saber o “clima” do ambiente. Está em dúvida se um determinado restaurante tem um ar romântico? Você poderá usar o Immersive View para ter certeza antes de chegar lá.
Mas como eles conseguem esse nível de detalhes e realismo? O Immersive View transforma fotos em modelos 3D por meio de uma técnica de IA chamada campos de radiância neural (NeRF). Essa técnica gera uma imagem tridimensional mapeando cores e luz de fotos a partir de ângulos variados.
Infelizmente, o Immersive View ainda não está disponível em muitas cidades. Por enquanto, o recurso está disponível em Londres, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio. E já estão previstas novas cidades como Amsterdã, Dublin, Florença e Veneza.
Live View
O Live View é um recurso que ajuda você a encontrar pontos de interesse ao seu redor, como caixas eletrônicos, estações de trem e outros. Atualmente, está disponível em cidades como Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, São Francisco e Tóquio. E em breve, será expandido para Barcelona, Dublin e Madrid.
Com o Google Maps e o Live View, você pode apontar o celular para a rua e o serviço mostrará o que há por perto, incluindo restaurantes, caixas eletrônicos, bares, cafeterias e muito mais. Além disso, o Live View também fornece indicações visuais de como chegar ao destino desejado, seja ele dentro ou fora de um prédio.
Nos próximos meses, o Google vai levar o Live View para mais de mil aeroportos em todo o mundo, incluindo os de São Paulo. Então, na próxima vez que você estiver viajando e precisar encontrar alguma coisa rapidamente, o Live View será uma ferramenta valiosa.
Novidades para donos de carros elétricos
Por fim, o Google Maps também vai tornar mais fácil para os donos de carros elétricos encontrarem estações de recarga. Ao planejar uma viagem, o usuário pode usar o Maps para evitar ficar sem bateria na estrada. O serviço mapeia os pontos de recarga existentes no seu trajeto ou os que estão mais próximos.
Além disso, o usuário pode filtrar a pesquisa por estações de recarga com base na capacidade disponível. Existem estações que oferecem recargas com capacidade de 150 a 350 kW.
No entanto, atualmente, essas funcionalidades só estão disponíveis em veículos elétricos da Volvo, GM e Renault vendidos nos EUA que têm o Google Maps no painel. Ou seja, ainda vai demorar alguns anos para esta funcionalidade se popularizar aqui no Brasil.
Fonte: Google
Deixe seu comentário