O Windows 10 para chips ARM, que resultou na parceria com a Qualcomm para que o sistema possa rodar em computadores com processadores Snapdragon, tem várias limitações em comparação com a versão tradicional do sistema operacional. Uma delas é a possibilidade de instalar apenas aplicativos de 32 bits (ARM32 no modo nativo e x86 via emulador).
A Microsoft anunciou que em breve esse panorama irá mudar, já que será possível usar o aplicativo ARM64, e com isso a execução de apps 64-bits. Um novo SDK será lançado na conferência Build 2018, que acontece entre os dias 7 e 9 de maio. A informação foi confirmada ao Engadget por Erin Chappie, gerente do Windows.
Novos possibilidades aos desenvolvedores
Com o SDK que será liberado em maio os desenvolvedores serão capazes de compilar e executar seus aplicativos em 64-bits, sejam eles UWP (Universal Plataforma Windows), presentes na Windows Store, ou os tradicionais Win32.
O novo ARM64 SDK será projetado de tal forma que não haja diferenças visíveis para o usuário em comparação com a versão de 32 bits, e pode haver benefícios em termos de desempenho. No entanto, isso não permitirá a execução de aplicativos x86 de 64 bits no Windows em ARM, que atualmente é uma das maiores restrições na plataforma.
Atualmente, os aplicativos UWP podem ser compilados em três versões: ARM (32 bits), x86 (32 bits) e x64 (64 bits). Quando usado em um PC ARM, o Microsoft Store tentará carregar a versão do ARM e, se não estiver disponível, fará o fallback para a versão x86.
Se a Microsoft além do SDK para ARM64 no futuro pretende implementar 64 bits nativamente no Windows 10 no ARM isto permanece incerto. A emulação x86 atualmente suportada é apenas de 32 bits.
Além do Windows 10 de 64 bits no ARM há outras limitações: A plataforma não suporta OpenGL 1.1 ou OpenGL acelerado por hardware para jogos, em vez disso, os desenvolvedores estão no Direct3D 9 ou superior da Microsoft.
Você também deve ler!
Dell ainda não confia na integração Windows 10 + chips ARM
ASUS apresenta o NovaGo, primeiro notebook Windows 10 + processador Snapdragon
Siga o Hardware.com.br no Instagram