Os idosos são as vítimas preferidas dos golpistas e estelionatários. Esses seres sem coração algum se aproveitam do baixo entendimento dos idosos sobre tecnologia e processos bancários para conseguirem dados importantes, resultando em empréstimos que as vítimas obviamente não têm como pagar. Bom, nada mais irônico se existisse uma velhinha esperta que não caísse na lábia dos golpistas mas que, ao invés disso, colocasse os golpistas na roda e os enrolassem pelo máximo de tempo possível.
Pois bem, essa velhinha existe! Mas não é de carne e osso, é claro. Apresento Daisy, um bot de inteligência artificial desenvolvido pela Virgin Media O2, com a missão específica de manter fraudadores ocupados ao telefone o máximo de tempo possível. Programada para soar como uma vovó gentil e tagarela, Daisy é a mais nova arma contra os golpes telefônicos.
Leia também
Cuidado: novo golpe de falsa taxa de entrega circula no WhatsApp
Idosa do Paraná acreditou estar namorando Elon Musk e perdeu mais de R$ 3 mil em golpe
Como funciona a vovó Daisy?
Com histórias complicadas sobre sua família, sua paixão por tricô e até detalhes bancários fictícios, Daisy engana os golpistas e faz com que eles desperdicem minutos preciosos — que poderiam estar sendo usados para tentar aplicar golpes em vítimas reais. De acordo com a Virgin Media O2, o bot conseguiu manter fraudadores na linha por até 40 minutos, tempo que não puderam usar para prejudicar outras pessoas.
A ideia do bot é simples: manter o golpista na linha o máximo de tempo possível. Daisy funciona 24 horas por dia, e qualquer pessoa que suspeitar de uma tentativa de golpe pode encaminhar a chamada para um número específico da O2, que conecta o bot ao fraudador. A parceria entre a operadora e o youtuber Jim Browning, conhecido por expor golpes telefônicos, resultou em uma ferramenta inteligente e bem humorada para combater os criminosos.
Daisy foi programada para responder aos golpistas de maneira natural e convincente, gerando respostas em tempo real com base no que os fraudadores falam. Seu objetivo é criar conversas longas, usando o que a Virgin Media O2 descreve como “uma narrativa envolvente de uma orgulhosa vovó”. Assim, o bot finge acreditar em tudo o que o fraudador diz, apenas para manter a conversa rolando.
Idosos são os principais alvos
Vale ressaltar que golpes por telefone são um problema sério, não apenas no Reino Unido, mas em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Os idosos são um dos principais alvos desses criminosos, que utilizam técnicas de engenharia social para enganar as vítimas e obter dados pessoais. No Reino Unido, 40% das vítimas de golpes são idosos, enquanto no Brasil as fraudes patrimoniais contra idosos também se tornaram frequentes, de acordo com dados do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.
No entanto, Daisy não está disponível para o público em geral. A ferramenta foi projetada para lidar exclusivamente com golpistas e exige um alto poder computacional para funcionar, algo que, por enquanto, limita sua disponibilidade. Mesmo assim, a Virgin Media O2 espera que o impacto da campanha de conscientização promovida pelo uso da Daisy ajude o público a entender os riscos dos golpes e a se proteger melhor.
Então, enquanto Daisy faz seu trabalho, a lição é clara: todo cuidado é pouco com chamadas suspeitas. E, caso não tenha uma “vovó” como a Daisy para enganar os golpistas, o melhor é sempre desconfiar de ofertas e pedidos estranhos pelo telefone.
Fonte: Mashable
Deixe seu comentário