Aproximadamente 250 mil brasileiros tiveram seus dados pessoais e bancários vazados em um fórum de cibercriminosos na dark web, segundo a empresa de segurança ZenoX AI.
Os registros, que supostamente pertencem a sete instituições do setor de crédito pessoal, incluem informações sensíveis como RG, CPF, endereços residenciais, dados de cartões de crédito, selfies de clientes e comprovantes bancários.
Dados à venda por oito euros na dark web
O vazamento foi divulgado por um usuário identificado como “Bobetinho99” e está sendo comercializado no fórum por apenas oito créditos, equivalentes a oito euros. Esses créditos podem ser usados para novos downloads ou visualização de outros vazamentos no mesmo site.
A ZenoX AI afirmou, em publicação em sua conta no Linkedin, que o incidente teria ocorrido devido a “possíveis falhas de integração” nos sistemas das empresas envolvidas, que seriam:
- Sincronos
- Éfeso Capital
- CredCenter
- GoldenBank
- SemprePromotora
- MegaPromotora
- ProntoPay
Até o momento, nenhuma dessas empresas se pronunciaram oficialmente.
Riscos de Fraudes
Especialistas alertam que informações desse tipo, quando acessadas por criminosos, podem ser usadas para fraudes financeiras. “Dados desta natureza podem ser utilizados para tentativas de crédito fraudulentas, abertura de contas bancárias e outras práticas ilegais em nome das vítimas”, explicou a ZenoX AI.
Você também deve ler!
Deixe seu comentário