O programa Desenrola Brasil foi lançado no começo da semana para que pessoas com dívidas possam renegociá-las de forma mais vantajosa. Porém, ele acabou se tornando um chamariz para vítimas em diversos golpes que já estão circulando no país.
As fraudes acontecem tanto pelo WhatsApp quanto em aplicativos de redes sociais. Isso porque ao digitar “Desenrola” no Facebook, o serviço oferece uma lista de anúncios e links patrocinados, e o problema é que grande parte deles são fraudes.
Leia também:
Golpe que promete salário de R$ 12 mil usa o hype do Threads como isca
Quase 60% de tentativas de golpes cibernéticos são feitas via aplicativos de mensagens, revela levantamento
Golpistas prometem maravilhas no WhatsApp e chatbots
Os programas fraudulentos podem enganar até mesmo pessoas mais experientes. Um deles, por exemplo, simula uma conversa através de chatbot de autoatendimento com direito a perguntas e oferecendo opções renegociação de dívidas com descontos de até 99%.
Em outras tentativas de golpes, os bandidos tentam vender um material chamado “Guia do nome limpo” por um valor de R$ 27, e que promete mostrar como a vítima poderá limpar seu nome. O pagamento do material é feito através de PIX ou no cartão de crédito.
Em resposta a isso, a Meta continuou afirmando que não permite atividades fraudulentas ou que violem os padrões da comunidade e publicidade, porém ainda assim muitos desses posts ainda são patrocinados pela empresa, mesmo que ela não saiba disso.
Dessa forma, o ideal é que as pessoas que identifiquem os golpes consigam denunciá-los para que a Meta possa derrubá-los. A própria empresa incentiva essa prática:
“Usamos uma combinação de denúncias da nossa comunidade, tecnologia e revisão humana para identificar conteúdos violadores e aplicar nossas políticas”
Também é preciso ficar de olho em ofertas pelo WhatsApp, já que no mensageiro é possível ter acesso a links que prometem renegociar a dívida e que dizem ser do Serasa, dando acesso a um site falso.
Como se proteger e chegar a fontes confiáveis do Desenrola Brasil?
Para quem quiser renegociar suas dívidas de forma segura, primeiro é importante saber que os bancos que participam do programa Desenrola Brasil contam com canais próprios e oficiais para contato. O programa vale para as dívidas que foram adquiridas entre os anos de 2019 e 2022.
Também é importante salientar que os bancos não procuram pelos correntistas para oferecer a renegociação de dívida, é a pessoa endividada que precisa entrar em contato com eles. Então qualquer oferta de renegociação que diga que é de alguma instituição financeira já é suspeita de golpe.
No caso da Serasa, a renegociação é feita através do site Serasa Limpa Nome, pelo aplicativo oficial para Android e iOS ou em um único número de WhatsApp que é o (11) 99575-2096.
Outro ponto de suspeita é que muitos dos golpistas que se passam por empresas que renegociam dívidas fazem propostas acima do que é praticado realmente no mercado. Algumas oferecem até 99% de desconto da dívida. Alguns bancos como o Inter e Caixa chegam a no máximo 90%, não mais do que isso, e com algumas condições especiais.
Além disso, eles também prometem retirar a negativação na hora e ainda prometem aumentar o score de créditos em 24 horas, uma proposta que é impossível de ser realizada.
Fonte: folha
Deixe seu comentário