Criminosos hackeiam e roubam BMW em 20 segundos na Inglaterra

Uma BMW M140i preta foi hackeada em 20 segundos por criminosos em Thrapston, uma pequena cidade em Northamptonshire, Inglaterra, no dia 12 de janeiro. O sistema de câmeras de vigilância da casa da vítima registrou o momento em que os dois bandidos conseguem rapidamente levar o carro, passando pelo sistema keyless, isto é, uma tecnologia que permite acessar a dar partida no veículo sem a chave. A BMW M140i 2019 custa no Brasil R$ 270 mil.

 

O procedimento para ultrapassar o sistema é altamente simples. Um dos ladrões fica próximo a porta do carro, enquanto o outro utiliza um tipo de scanner para interceptar o sinal da chave, que provavelmente está dentro da casa, que será retransmitido para outro transmissor, no veículo, enganando a BMW, fazendo que o sistema interprete que se trata do legítimo dono do carro, liberando o acesso.

Além da BMW, Ford, Audi, Land Rover, Hyundai, Volksvagen e Mercedes, investem em veículos com esse sistema de acesso ao veículo. Na Inglaterra a onda de roubos através da falha do sistema keyless da BMW é frequente. Aliás, a BMW é constantemente associada com problemas relacionados à segurança.

Um caso parecido também aconteceu recentemente em Edgware – em Londres. Nessa ocasião o modelo roubado foi uma BMW 5 Series, que pertencia a Samir Shah, um contador de 50 anos, que já está cobrando providências da BMW.

keylesscartheft2702a

No ano passado pesquisadores de segurança da Keen Security Lab descobriram 14 vulnerabilidades que afetam diversos modelos ( BMW i Series, BMW X Series, BMW 3 Series, BMW 5 Series, BMW 7 Series), as falhas (8 delas precisam de acesso físico ao veículo enquanto 6 podem ser exploradas de forma remota), permitam que atacantes acessam a central de infoentretenimento, a unidade de Telemetria e UDS

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!