Masayuki Uemura, engenheiro considerado o criador do Super Nintendo e do NES (nintendinho), faleceu, na última segunda-feira (6), aos 78 anos.
O Famicom, bem como o Super Famicom — que no ocidente receberam o nome de NES e de Super Nintendo (SNES) —, são considerados os filhos de Uemura, que começou a trabalhar na Nintendo em 1972.
Nascido em 20 de junho de 1943, Uemura formou-se em Engenharia Eletrônica em 1967, pela Universidade de Chiba, e começou a trabalhar na Sharp. Contudo, em 1971 Uemura deixou a Sharp para trabalhar na Nintendo no período em que a empresa explorava incessantemente as possibilidades de entretenimento eletrônico.
Nos anos 1980, Uemura foi a principal mente responsável pelo desenvolvimento do Nintendinho e do Super Nintendo.
Você também deve ler!
- Cartucho de Super Mario Bros é vendido por US$ 660 mil
- O clássico Nintendinho ganhou uma versão em LEGO
Sem Uemura, não existiria o Super Nintendo
Assim que saiu da Sharp, em 1972, Uemura assumiu o cargo de chefe da segunda Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Nintendo, responsável pelo desenvolvimento de softwares e periféricos.
Foi nessa divisão, portanto, que Uemura desenvolveu os primeiros jogos de tiro da Nintendo, que venderam mais de um milhão de unidade. Além disso, o engenheiro foi crucial no desenvolvimento dos sistemas “Color TV-Game”, da Nintendo, a primeira tentativa da empresa em entrar na indústria de jogos.
Em 1981, o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi pediu que Uemura criasse um dispositivo capaz de rodar os jogos de arcade em uma televisão, contando com cartuchos com os softwares.
Desse modo, nasceu o NES (Nintendo Entertainment System), que vendeu mais de 60 milhões de unidades.
Aliás, além do NES, a divisão comandada pelo criador do console anterior foi responsável pelo desenvolvimento do sucessor do console, o adorado Super Nintendo.
Uemura se aposentou da Nintendo em 2004 e assumiu o cargo de professor na Universidade de Kyoto. Hoje (9), a instituição revelou a triste notícia da morte de um dos nomes mais importantes da história da indústria de jogos.
“O professor Masayuki Uemura, da Faculdade de Ciências de Imagens e Artes da Universidade de Kyoto, faleceu no dia 6 de dezembro de 2021, aos 78 anos”, informou a instituição.