David Jaffe, criador da franquia God of War, voltou a chamar atenção com comentários polêmicos no seu canal do YouTube. Em seu mais recente vídeo, o ex-desenvolvedor responsabilizou influenciadores da plataforma pelo desempenho abaixo do esperado de Dragon Age: The Veilguard.
Jaffe afirma que diversos YouTubers criaram uma onda de ódio em torno do jogo, incentivando críticas negativas mesmo sem terem jogado. Ele classificou essas atitudes como oportunistas e acusou os criadores de conteúdo de priorizarem a má intenção para atrair audiência.
“A indústria está piorando por culpa dos jogadores”
No vídeo, Jaffe comentou que muitos jogadores têm a ideia de melhorar a indústria boicotando determinados jogos. No entanto, segundo ele, a comunidade está contribuindo para o efeito oposto, piorando a qualidade dos jogos:
“Tudo que a comunidade gamer fez foi tornar os jogos piores, o que é algo que eles disseram que não estavam tentando fazer. Tudo porque eles têm os oportunistas carismáticos que fazem vídeos que, por algum motivo, as pessoas ouvem. Pessoas que não jogaram o jogo odeiam ele só porque foram recomendadas a odiar.”
EA não vai inovar sob pressão, afirma Jaffe
Para Jaffe, os boicotes e críticas em massa apenas forçam empresas como a EA a padronizar seus títulos, ao invés de criar jogos mais inovadores. Ele destacou que, ao invés de responder com algo ousado como Stellar Blade, a EA provavelmente buscará fórmulas seguras para evitar novos atritos com o público.
Apesar de reconhecer que Dragon Age: The Veilguard não é digno de disputar prêmios como Jogo do Ano, Jaffe defendeu o título como sólido e divertido.
“Você realmente olha para este jogo e diz que parece uma merda? Tudo bem, é sua opinião. Mas é divertido, é um jogo sólido. Eu entendo o argumento de que as pessoas não têm tempo para gastar com um jogo que é só divertido, eu respeito isso. Mas se não é seu jogo favorito, é só não jogar, mas não é um jogo ruim.”
Foquem no que gostam, não no que odeiam”
Jaffe também criticou o comportamento tóxico de parte da comunidade gamer, sugerindo que o tempo gasto criticando jogos poderia ser melhor aproveitado celebrando aqueles que agradam. Ele reforçou que a EA deveria ter se preparado para o tipo de reação negativa que o jogo enfrentou, considerando o cenário atual da indústria.
Embora controverso, Jaffe levanta um debate relevante sobre a influência dos criadores de conteúdo no mercado de games e o impacto do feedback tóxico na inovação e na experiência de desenvolvimento.
Fonte: Gamevicio
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